Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Murilo José de Souza-
dc.contributor.authorQuaglio, Gislaine de Miranda-
dc.contributor.authorVasconcelos, Ronaldo Ramos-
dc.coverage.spatialMato Grossopt_BR
dc.coverage.temporal2002-2018pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T17:40:52Z-
dc.date.available2022-08-22T17:40:52Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11400-
dc.description.abstractOs fundos constitucionais foram instituídos pelo art. 159, inciso I, alínea C da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) com o objetivo de contribuir para a “redução das desigualdades” existentes entre as regiões periféricas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste vis-à-vis as regiões centrais do Sudeste e Sul. Nesse sentido, seu papel como financiador dos investimentos produtivos nestas regiões periféricas tem se acentuado nas últimas décadas. Sendo assim, o objetivo desta investigação é compreender o perfil espacial (municípios e regiões imediatas) mato-grossense por meio de algumas variáveis socioeconômicas, em que os desembolsos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) se distribuíram de 2002 a 2018. Adicionalmente, verificar como as variáveis FCO e PIB se comportaram no mesmo período em determinadas regiões com perfis distintos. Para tanto, o argumento tecido nesta pesquisa partiu da premissa de que a estrutura produtiva de Mato Grosso é marcada por uma formação econômica enraizada em uma economia tardia, subdesenvolvida, dependente e, por isso, apresenta uma heterogeneidade estrutural que estabelece limites para o alcance e a profundidade de penetração do progresso técnico nas unidades produtivas mato-grossenses. Por fim, observa-se que os agrupamentos municipais reconstruídos como concreto pensado expressam estruturas que reproduzem padrões de uma economia subdesenvolvida, a qual é marcada por uma heterogeneidade estrutural e produtiva, em que convivem, no mesmo espaço e tempo, o moderno e o atrasado, quer dizer, unidades produtivas que foram pejadas pelas forças modernizantes do progresso técnico, como também outras que ainda se mantem enraizadas em economias tradicionais e de subsistência. Um exemplo disso é o caso específico de Rondonópolis, mas não único, de um padrão de reprodução do capital, no espaço e no tempo, que reforça o argumento de que os recursos direcionados pelo FCO estão dinamizando localidades que apresentam unidades produtivas integradas as várias estruturas de mercado. Em outras palavras, os recursos do FCO estão reforçando estruturas produtivas modernas, as quais mantem laços estreitos com elos das cadeias produtivas nacionais e internacionais. Por sua vez, nas localidades em que existem indicadores socioeconômicos menos favoráveis, como é o caso de Confresa – Vila Rica e Peixoto de Azevedo – Guaranta do Norte, observa-se um potencial papel indutor do FCO, dado o registro de mais taxas médias de variação dos empréstimos do FCO e do produto interno bruto per capita (PIB pc). Portanto, nas regiões as margens do processo de acumulação de capital mato-grossense, verifica-se que frações do FCO, possivelmente, estão influenciando (ou sendo influenciadas) o incremento do PIBpc destas localidades.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Metamorfose do capital em Mato Grosso : heterogeneidades e perspectivas sobre o fundo constitucional de financiamento do Centro-Oeste nas regiões imediatas (2002-2018)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2790 : A Metamorfose do capital em Mato Grosso : heterogeneidades e perspectivas sobre o fundo constitucional de financiamento do Centro-Oeste nas regiões imediatas (2002-2018)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical60 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Fundos Federaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Administração Financeira::Financiamentopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordFundo Constitucional do Centro-Oestept_BR
dc.subject.keywordHeterogeneidade estruturalpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2790pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe Constitutional Funds were established by art. 159, item I, paragraph c of the Federal Constitution of 1988 with the objective of contributing to the “reduction of inequalities” existing between the peripheral regions of the North, Northeast and Center-West vis-a-vis the central regions of the Southeast and South. In this sense, its role as a financier of productive investments in these peripheral regions has increased in recent decades. Therefore, the objective of this investigation was to understand the spatial profile (municipalities and immediate regions) of Mato Grosso, through some socioeconomic variables, in which FCO disbursements were distributed between 2002 and 2018. Additionally, to verify how the FCO variables and GDP behaved in the same period in certain regions with different profiles in the period from 2002 to 2018. Therefore, the argument woven in the work started from the premise that the Mato Grosso productive structure is marked by an economic formation rooted in a late economy, underdeveloped, dependent and, therefore, it presents a structural heterogeneity that sets limits to the reach and depth of penetration of technical progress in Mato Grosso’s productive units. Finally, it is observed that, it is observed that the municipal groups reconstructed as thought concrete express structures that reproduce patterns of an underdeveloped economy, which is marked by a structural and productive heterogeneity, in which they coexist, in the same space and time, the modern and the backward, that is, productive units that have been gripped by the modernizing forces of technical progress, as well as others that are still rooted in traditional and subsistence economies. For example, Rondonópolis is a specific, but not unique, case of a pattern of capital reproduction, in space and time, which reinforces the argument that the resources directed by FCO are boosting locations that have productive units integrated with the various market structures. In other words, FCO resources are reinforcing modern production structures, which maintain close ties with links in national and international production chains. On the other hand, in those locations that have less favorable socioeconomic indicators, such as Confresa – Vila Rica and Peixoto de Azevedo – Guaranta do Norte, a potential inducing role of FCO is observed, given the record of higher average rates of variation of FCO loans and GDPpc. Therefore, in those regions that are on the margins of the process of capital accumulation in Mato Grosso, it can be seen that fractions of the FCO are possibly influenced (or being influenced) by the increase in the gross domestic product per capita of these locations.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2790_web.pdf3.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2790_sumex.pdf174.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.