Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Pedro Jorge Holanda-
dc.contributor.authorFrio, Gustavo Saraiva-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T14:37:55Z-
dc.date.available2022-09-02T14:37:55Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11438-
dc.description.abstractO gasto educacional brasileiro cresceu bastante desde a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Há, no entanto, poucas evidências sobre a eficiência dos gastos municipais em educação. A partir do exposto, este artigo objetiva testar a eficiência do gasto em educação dos municípios brasileiros utilizando painel de dados de 2011, 2013, 2015 e 2017, empregando o método da fronteira estocástica variante e invariante no tempo para os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, sendo a variável dependente a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados mostram que os gastos defasados em quatro anos têm associação positiva com o Ideb, assim como a porcentagem de professores com ensino superior, professores que checam tarefas, pais que checam tarefas e mães com ensino superior. No sentido contrário, a taxa de distorção idade/série e a porcentagem de meninos reduzem a eficiência; a porcentagem de pessoas na zona rural também reduz. Ao que consta, este é o primeiro estudo que testa a eficiência em um painel de municípios de todo o Brasil, trazendo achados importantes para balizar políticas de eficiência no gasto público em educação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma Análise dos resultados educacionais dos municípios brasileirospt_BR
dc.title.alternativeAn Analysis of the educational results of brazilian municipalitiespt_BR
dc.title.alternativeUn Análisis de los resultados educativos de los municipios brasileñospt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 285-312 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaOrçamento da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMunicípios brasileirospt_BR
dc.subject.keywordEficiênciapt_BR
dc.subject.keywordGasto por alunopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11318pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 61, jan./ mar. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe Brazilian educational expense has grown considerably since the creation of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals (Fundeb). There is, however, a few evidences about the efficiency of municipal expense on education. Based on what was stated above, this article aims to test the efficiency of education expenses for Brazilian municipalities using data panel of 2011, 2013, 2015 and 2017, with the method of the Stochastic Frontier variant and time-invariant for the initial years and final years of Elementary School, wherein the dependent variable is the grade of the Basic Education Development Index (Ideb). The results shows that the spending lagged in four years has a positive association with Ideb, as well as the percentage of teachers with higher education, teachers who check tasks, parents who check tasks and mothers with higher education. Conversely, the age-grade distortion rate and the percentage of boys reduce efficiency − the percentage of people in the countryside also reduces. It appears that this is the first study testing efficiency in a panel of municipalities across Brazil, which brings important findings to guide efficiency policies in public spending on education.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n61_uma_analise_dos_resultados_educacionais.pdf20.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.