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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11459
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Goes, Fernanda Lira | - |
dc.contributor.author | Marques, Francisco Moraes da C. | - |
dc.contributor.author | Abreu, Angelica Kely de | - |
dc.contributor.author | França, Danilo Sales do Nascimento | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2020-2022 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T16:10:12Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T16:10:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11459 | - |
dc.description.abstract | Neste capítulo serão abordados os efeitos desiguais da pandemia sobre os estudantes negros e brancos da educação básica. Como diversos estudiosos apontam, ao contrário de reduzir as desigualdades entre estudantes negros e brancos, as escolas, não raramente, as têm reproduzido (Paixão, Rossetto e Carvano, 2011; Soares e Alves, 2003; Alves, Ortigão e Franco, 2007; Alves e Ferrão, 2019; Moreira-Primo e França, 2020). As primeiras análises produzidas com dados relativos ao biênio 2020-2021 indicam que a suspensão das aulas presenciais por longos períodos agravou tal situação. O tema, portanto, se impõe pela sua importância e gravidade. As desigualdades na educação também são o foco da terceira seção. Nesse caso, as atenções se voltam ao ensino superior e, mais especificamente, à Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece cotas, entre as quais aquelas de recorte racial, para o ingresso nos cursos de graduação das instituições federais de ensino superior (Ifes). A marca de dez anos de vigência, a se alcançar no segundo semestre de 2022, enseja, como inscrito na própria legislação, a sua avaliação e eventual revisão. Mais do que isso, a lei atribui a tarefa de avaliar a política de cotas nomeadamente ao Ministério da Educação (MEC), a quem cabe a centralidade do processo, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e à Fundação Nacional do Índio (Funai). Considerando a relevância crucial da política para a democratização da educação e a função de avaliação delegada clara e expressamente ao governo federal, julga-se fundamental analisar o desempenho dos três órgãos do Poder Executivo – MEC, MMFDH e Funai – no cumprimento de seu dever. Ademais, na terceira seção, é analisada a discussão que ocorre atualmente no Congresso Nacional acerca da Lei no 12.711/2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Igualdade racial | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 1-56 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Raças | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desigualdade Econômica | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Doenças::Epidemias | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educação::Democratização da Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeitos desiguais da pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes brancos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democratização da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei 12.711 | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11537 | - |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n.29, 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos |
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BPS_29_igualdade_racial.pdf | 697.22 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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