Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11472
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmQuestao_n18_Producao.pdf446.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Produção estatal de evidências e seus usos em políticas públicas no Brasil
Other Titles: Policy Brief - Em Questão - Evidências para políticas públicas : Produção estatal de evidências e seus usos em políticas públicas no Brasil
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)
Abstract: Evidências são produzidas dentro e fora da estrutura estatal. No interior do Estado, podem estar compiladas como relatórios de acompanhamento de execução físico-financeira, avaliações de desempenho, cadastros, censos populacionais, registros administrativos, entre outros. Fora dele, são produzidas pelos centros de pesquisa, universidades e think tanks e podem estar dispersas em materiais de veículos de comunicação ou serem o resultado empírico da vivência profissional de pessoas envolvidas com determinado tema. Evidências podem assumir viés mais científico ou técnico, dependendo de como, por quem e para que são produzidas. Assim, o Estado deixa de ser visto apenas como usuário de evidências e assume papel ativo na sua produção. Mais do que incorporar diretamente evidências produzidas por atores externos à esfera estatal, as organizações públicas, suas unidades administrativas e seu corpo técnico produzem, sistematizam e consolidam informações utilizadas em diferentes momentos da produção de políticas públicas sob diversas formas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Policy Brief - Em Questão
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Periódicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.