Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranca, Maíra Penna-
dc.contributor.authorMachado, Danielle Carusi-
dc.contributor.authorCorseuil, Carlos Henrique Leite-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T16:45:08Z-
dc.date.available2022-10-31T16:45:08Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11532-
dc.description.abstractA evolução da escolaridade no Brasil foi significativa, sobretudo para o ensino fundamental, praticamente universalizado entre crianças e adolescentes. Entretanto, para os jovens, a etapa escolar do nível médio é marcada por baixo ingresso ou abandono. Nesse contexto, entender a magnitude do retorno salarial do nível médio é crucial para lançar luz sobre as vantagens em cursá-lo e sua importância para desigualdade de renda. No Brasil, existem poucos estudos sobre o retorno salarial do ensino médio que considerem explicitamente o problema de endogeneidade da escolaridade em uma equação salarial e que explorem variabilidade de fatores institucionais. Este artigo visa complementar essa lacuna, pois estima o retorno salarial do ensino médio para os jovens de 20 a 24 anos no Brasil empregando um conjunto de instrumentos que captam a densidade de oferta de escolas no município quando o jovem tinha 15 anos, idade de entrada no ensino médio. Como as medidas de oferta de escolas apresentaram uma relação positiva e significativa com a probabilidade de o jovem ter o ensino médio completo, conseguimos identificar o retorno do ensino médio pelo método de variáveis instrumentais que ficou entre 11% e 20%.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2804 : Oferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical39 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geralpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRetornos econômicospt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordVariáveis instrumentaispt_BR
dc.subject.keywordCapital humanopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2804pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractSchooling attendance improved significantly in Brazil, mainly for primary schooling. Attendance levels however are still deficient at secondary level; where dropout levels also worries policy makers. This paper aims to estimate the wage premium for secondary education attained by young workers aged 20 to 24 in Brazil; as this could potentially lead to low levels of interest for attending secondary schools. We take into account the endogeneity of education in the wage equation, by employing a set of instruments that capture the supply density of schools in the municipality when the young worker was 15 years old; considered as the entry age for secondary school. The return estimates obtained by the method of instrumental variables ranged from 11% to 20%. The results also indicate that measures of school supply have a positive and significant relationship with the probability of a young person having completed high school.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2804_Web.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2804_Sumex.pdf127.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.