Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franca, Maíra Penna | - |
dc.contributor.author | Machado, Danielle Carusi | - |
dc.contributor.author | Corseuil, Carlos Henrique Leite | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T16:45:08Z | - |
dc.date.available | 2022-10-31T16:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11532 | - |
dc.description.abstract | A evolução da escolaridade no Brasil foi significativa, sobretudo para o ensino fundamental, praticamente universalizado entre crianças e adolescentes. Entretanto, para os jovens, a etapa escolar do nível médio é marcada por baixo ingresso ou abandono. Nesse contexto, entender a magnitude do retorno salarial do nível médio é crucial para lançar luz sobre as vantagens em cursá-lo e sua importância para desigualdade de renda. No Brasil, existem poucos estudos sobre o retorno salarial do ensino médio que considerem explicitamente o problema de endogeneidade da escolaridade em uma equação salarial e que explorem variabilidade de fatores institucionais. Este artigo visa complementar essa lacuna, pois estima o retorno salarial do ensino médio para os jovens de 20 a 24 anos no Brasil empregando um conjunto de instrumentos que captam a densidade de oferta de escolas no município quando o jovem tinha 15 anos, idade de entrada no ensino médio. Como as medidas de oferta de escolas apresentaram uma relação positiva e significativa com a probabilidade de o jovem ter o ensino médio completo, conseguimos identificar o retorno do ensino médio pelo método de variáveis instrumentais que ficou entre 11% e 20%. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Oferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2804 : Oferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 39 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retornos econômicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Variáveis instrumentais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital humano | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2804 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Schooling attendance improved significantly in Brazil, mainly for primary schooling. Attendance levels however are still deficient at secondary level; where dropout levels also worries policy makers. This paper aims to estimate the wage premium for secondary education attained by young workers aged 20 to 24 in Brazil; as this could potentially lead to low levels of interest for attending secondary schools. We take into account the endogeneity of education in the wage equation, by employing a set of instruments that capture the supply density of schools in the municipality when the young worker was 15 years old; considered as the entry age for secondary school. The return estimates obtained by the method of instrumental variables ranged from 11% to 20%. The results also indicate that measures of school supply have a positive and significant relationship with the probability of a young person having completed high school. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2804_Web.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2804_Sumex.pdf | 127.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.