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dc.contributor.authorSantos, Paulo Sávio Leite-
dc.contributor.authorCorseuil, Carlos Henrique Leite-
dc.contributor.authorBorges, Carla Peixoto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T12:39:58Z-
dc.date.available2022-11-10T12:39:58Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11553-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é verificar o efeito da taxa de transmissão de dados de download (TxD) sobre o grau de satisfação dos consumidores de acessos à internet banda larga fixa, avaliando-se se essa relação é adequadamente explicada pelas três características cognitivas que, segundo a teoria da perspectiva (Kahneman e Tversky, 1979), orientam a tomada de decisões pelas pessoas. São utilizados dados secundários agregados de pesquisas de satisfação e qualidade percebida realizadas anualmente e medições coletadas em modems instalados em domicílios de consumidores, ambos produzidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Brasil, entre 2018 e 2020. Em linha com a primeira característica cognitiva da teoria da perspectiva, os resultados sugerem que os consumidores avaliam sua satisfação com o serviço a partir de um ponto de referência neutro, associado no estudo à taxa de transmissão de dados de download contratada. Os resultados também indicam a aderência à segunda característica cognitiva, sugerindo que a sensibilidade dos consumidores decresce à medida que aumentam ou diminuem os estímulos a que são submetidos. Adicionalmente, testes diretos não apresentaram resultados significativos que indicassem a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Todavia, relações percebidas incidentalmente, durante o teste da segunda característica cognitiva, insinuam que a satisfação dos consumidores é mais fortemente influenciada pela entrega de valores de TxD abaixo da taxa contratada do que por valores de TxD entregues acima da taxa contratada, sugerindo a aversão dos consumidores a perdas e, portanto, a aderência dos dados à terceira característica cognitiva.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePercepção e qualidade : o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectivapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2810 : Percepção e qualidade : o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectivapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical42 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Comunicação::Comunicação - Geral::Internetpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Comunicação::Indústria da Comunicação::Empresas de Telecomunicaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Produção. Produtividade::Processamento. Controle de Qualidade. Padrões::Qualidadept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordBanda largapt_BR
dc.subject.keywordSatisfaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da perspectivapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2810pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to verify the effect of the download data transmission rate on the degree of satisfaction of consumers of fixed broadband internet access, evaluating whether this relationship is adequately explained by the three characteristics which, according to prospect theory (Kahneman e Tversky, 1979), guide people’s decision-making. Aggregate secondary data from Satisfaction and Perceived Quality Surveys conducted annually and measurements collected in modems installed in consumers’ homes are used, both produced by the National Telecommunications Agency in Brazil, between 2018 to 2020. From the perspective of first cognitive characteristic, the results suggest that consumers assess their satisfaction with service from a neutral reference point, associated in the study with the contracted download data transmission rate. The results also indicate adherence to the second cognitive characteristic, suggesting the reduce of consumers’ sensitivity as increase or decrease the stimuli to which they are submitted. Additionally, direct tests did not show significant results indicating data adherence to the third cognitive characteristic. Nevertheless, relationships incidentally perceived during the second cognitive characteristic test suggest that consumer satisfaction is more strongly influenced by the delivery of TxD values below the contracted rate than by TxD values delivered above the contracted rate, suggesting consumers’ aversion losses and, therefore, the adherence of data to the third cognitive characteristic.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

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