Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11555
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2811_Web.pdf820.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2811_Sumex.pdf73.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sistemas de acompanhamento e aconselhamento educacional no Brasil : reflexões para a política pública
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2811 : Sistemas de acompanhamento e aconselhamento educacional no Brasil : reflexões para a política pública
Authors: Codes, Ana Luiza Machado de
Araújo, Herton Ellery
Abstract: Mudanças nos contextos educacionais recentes, ligadas ao uso de tecnologias de comunicação e informação e à fragilização socioemocional dos indivíduos devido à pandemia, desnortearam muitos estudantes. Tornou-se clara a necessidade de apoiá-los para que obtenham sucesso em seus processos de escolarização. A estruturação de programas de aconselhamento escolar é uma trajetória que, em diversos países, vem respondendo satisfatoriamente a esse desafio. Serviços de acompanhamento são oferecidos a todos, mediante a atuação de profissionais formados para auxiliá-los em seus desempenhos acadêmicos, desenvolvimentos cognitivos, comportamentos, disciplinas, habilidades interpessoais, planos e opções de ensino superior ou carreira, além de outros aspectos da vida. Essa forma de abordagem da questão é uma novidade no Brasil. Aqui, essa função tem sido desempenhada por pedagogos com habilitação em orientação educacional, que atendem casos de mais fragilidade ou necessidade, sendo que nem todas as escolas contam com a presença desse profissional em suas equipes. Para que esse serviço passe a assumir uma posição central nos nossos processos escolares, tornam-se necessárias estruturas de atendimento, maior número de profissionais especializados e uma cultura de valorização e reconhecimento social da importância do aconselhamento escolar. A envergadura do empreendimento o coloca como ponto de pauta para a política pública, em que caberia à União o papel de indutor e condutor de interações e esforços a serem despendidos nessa direção pelas distintas esferas de governo. Este texto apresenta elementos para iniciar a discussão no Brasil. Ele referencia-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema e em experiências recentes de desenvolvimento e implantação de programas de aconselhamento escolar nos sistemas educacionais de diferentes países. Com isso, espera-se contribuir para a superação dos desafios atualmente apresentados aos nossos estudantes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções ara fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.