Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, Valdir-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T17:24:18Z-
dc.date.available2022-12-13T17:24:18Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11616-
dc.description.abstractFormular ou escolher um regime adequado de funcionalismo público é um problema antigo. A primeira experiência do Estado moderno no Ocidente abrangeu dois regimes, a venda de cargos públicos e o favoritismo. A história e a análise estratégica-situacional derivam lições dessa experiência. No primeiro caso, o Estado tende a perder o controle sobre as funções de interesse público em favor dos interesses dos compradores de cargos. No segundo, o favoritismo tende a submeter a sociedade a uma pequena camada social. Esta controla a ocupação dos cargos de autoridade no Estado, as normas legais, as ações de regulamentação, bem como outras instituições que deem vantagens econômicas e outros benefícios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFuncionalismo público : dois regimes históricospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2822 : Funcionalismo público : dois regimes históricospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical44 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Funcionários Públicospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRegimes de funcionalismo públicopt_BR
dc.subject.keywordVenda de cargos públicospt_BR
dc.subject.keywordCompadriopt_BR
dc.subject.keywordFavoritismopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2822pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractTo shape or to choose an appropriate regime of civil service is an old problem. The modern State in the West adopted two regimes in its first experience, the sale of public offices and favoritism. History and situational-strategic analysis derive lessons from that experience. In the first option, the State tends to lose control of those functions of public interest and to favor the interests of the buyers of public offices. In the second option, favoritism tends to submit society to a small social stratum. This stratum controls the occupation of positions of authority in the State, the legal norms, the actions of regulation, as well as other institutions that may give economic advantages or benefits of other kinds.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2822_Web.pdf942.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2822_Sumex.pdf70.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.