Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPontes, Raquel Pereira-
dc.contributor.authorBabosa, Márcio Nora-
dc.contributor.authorLima, Cicero Zanetti de-
dc.contributor.authorTrotte, Ian Michael-
dc.contributor.authorMenezes, Gabrielito Rauter-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T17:11:17Z-
dc.date.available2022-12-22T17:11:17Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11635-
dc.description.abstractO propósito deste artigo foi avaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foram simulados uma melhoria no sistema de transportes nas regiões brasileiras sobre o setor de soja e os impactos nos principias blocos comerciais, utilizando-se o modelo Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Os resultados mostraram que há diferentes efeitos no setor do grão da soja e em indicadores econômicos para cada Grande Região brasileira; as regiões Sul e Centro-Oeste prevaleceram nos ganhos de produção e exportação do grão da soja. Os resultados, no geral, foram coerentes com a literatura, mostrando que uma redução no custo de transporte levaria a melhores resultados para o Brasil; no entanto, os estudos averiguados não consideraram a desigualdade entre as regiões brasileiras, sendo esta inovação um importante diferencial deste trabalho.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleRedução de custos de transportes sobre a produção de soja : uma aplicação de equilíbrio geral computável para as grandes regiões brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeTransportation cost reduction on soybean production : a computable general equilibrium application for the brazilian regionspt_BR
dc.title.alternativeReducción de los costos de transporte en la producción de soja : una aplicación de balance general computable para grandes regiones brasileñaspt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 135-168 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Legumes e Vegetais::Sojapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatísticapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordSojapt_BR
dc.subject.keywordCusto de transportept_BR
dc.subject.keywordEquilíbrio geral computávelpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11558pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras, por via de uma hipótese de melhoria produtiva em seus modais de transporte.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 62, abr./ jun. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas+pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper was to evaluate the impacts of transportation cost reduction for soybean sector in Brazilian regions. To achieve the proposed objective, an improvement in the transportation system in the Brazilian regions on the soy sector and the impacts on the main trading blocks was simulated, using the General Equilibrium Analysis Project of the Brazilian Economy (PAEG). The results showed that there are different effects on the soybean sector and on economic indicators for each large Brazilian region; the South and Midwest regions prevailed in soybean grain production and export gains. The results, in general, were consistent with the literature, showing that a reduction in transportation costs would lead to better results for Brazil, however the studies found did not consider inequality between Brazilian regions, being an important differential of this work.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n62_Artigo5_reducao_de_custo_de_transportes.pdf456.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.