Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11635
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pontes, Raquel Pereira | - |
dc.contributor.author | Babosa, Márcio Nora | - |
dc.contributor.author | Lima, Cicero Zanetti de | - |
dc.contributor.author | Trotte, Ian Michael | - |
dc.contributor.author | Menezes, Gabrielito Rauter | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T17:11:17Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T17:11:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11635 | - |
dc.description.abstract | O propósito deste artigo foi avaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foram simulados uma melhoria no sistema de transportes nas regiões brasileiras sobre o setor de soja e os impactos nos principias blocos comerciais, utilizando-se o modelo Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Os resultados mostraram que há diferentes efeitos no setor do grão da soja e em indicadores econômicos para cada Grande Região brasileira; as regiões Sul e Centro-Oeste prevaleceram nos ganhos de produção e exportação do grão da soja. Os resultados, no geral, foram coerentes com a literatura, mostrando que uma redução no custo de transporte levaria a melhores resultados para o Brasil; no entanto, os estudos averiguados não consideraram a desigualdade entre as regiões brasileiras, sendo esta inovação um importante diferencial deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Redução de custos de transportes sobre a produção de soja : uma aplicação de equilíbrio geral computável para as grandes regiões brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Transportation cost reduction on soybean production : a computable general equilibrium application for the brazilian regions | pt_BR |
dc.title.alternative | Reducción de los costos de transporte en la producción de soja : una aplicación de balance general computable para grandes regiones brasileñas | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 135-168 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Legumes e Vegetais::Soja | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transporte | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soja | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equilíbrio geral computável | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11558 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras, por via de uma hipótese de melhoria produtiva em seus modais de transporte. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 62, abr./ jun. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas+ | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The purpose of this paper was to evaluate the impacts of transportation cost reduction for soybean sector in Brazilian regions. To achieve the proposed objective, an improvement in the transportation system in the Brazilian regions on the soy sector and the impacts on the main trading blocks was simulated, using the General Equilibrium Analysis Project of the Brazilian Economy (PAEG). The results showed that there are different effects on the soybean sector and on economic indicators for each large Brazilian region; the South and Midwest regions prevailed in soybean grain production and export gains. The results, in general, were consistent with the literature, showing that a reduction in transportation costs would lead to better results for Brazil, however the studies found did not consider inequality between Brazilian regions, being an important differential of this work. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n62_Artigo5_reducao_de_custo_de_transportes.pdf | 456.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.