Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Paes de-
dc.contributor.authorCarvalho, Mirela de-
dc.contributor.authorFranco, Samuel-
dc.contributor.authorGarcia, Beatriz Silva-
dc.contributor.authorHenriques, Ricardo-
dc.contributor.authorMachado, Laura Muller-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T17:12:25Z-
dc.date.available2023-01-10T17:12:25Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11668-
dc.description.abstractO desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePromovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuropt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-44 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de impacto experimentalpt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Jovem de Futuropt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11312pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 51, n. 03, dez. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractEducational performance in Brazil is unquestionably limited, even when compared to countries with the same expenditure per student. This weak performance occurs, largely, to an inappropriate use of the available resources. In order to address this challenge, Instituto Unibanco developed Jovem de Futuro: a program focused on improving school management, adopted throughout the last decade by three thousand schools from eleven state school networks. This study estimates, through an experimental design, the impact of such Program on the proficiency of students at the end of 3rd grade of High School (which corresponds to the final grade of High School in Brazil). The results found show a statistically significant impact of 10% from a standard deviation, which is robust between the different teaching networks and throughout time. Impacts of this magnitude are aligned with the findings of similar evaluations carried out internationally and are equivalent to the gain in proficiency that a student reaches throughout one school year in High School. This evaluation demonstrates that it is possible to design and implement programs that can transform the management of public schools and contribute to facing the severe educational flaws in the country.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v51_n03_Artigo1_promovendo_o_desempenho.pdf678.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.