Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSaccaro, Alice-
dc.contributor.authorFrança, Marco Túlio Aniceto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2010-2016pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-11T17:51:49Z-
dc.date.available2023-01-11T17:51:49Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11676-
dc.description.abstractO artigo visa analisar se estudantes de diferentes áreas de conhecimento do ensino superior privado, oriundos de escolas de ensino médio públicas e privadas, apresentaram comportamentos diferentes em relação à evasão quando foram contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou com o Programa Universidade para Todos (Prouni). Para tanto, foram utilizados os microdados do Censo da Educação Superior entre os anos de 2010 e 2016 e os dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do ano de 2010, além de ser empregado o método de análise de sobrevivência. Por meio dessa análise, pode-se concluir que, no geral, estudantes de ensino médio concluintes de escolas privadas evadem menos do que os das públicas. Porém, quando os indivíduos são contemplados com um dos programas, os alunos que apresentaram menor evasão foram os que receberam algum benefício, independentemente do tipo de escola frequentada no ensino médio.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.titleApoio financeiro ou tipo de escola de ensino médio ? Uma análise do Fies e do Prouni sobre a sobrevivência de estudantes no ensino superior brasileiropt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 47-76 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordAbandonopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordCrédito estudantilpt_BR
dc.subject.keywordFiespt_BR
dc.subject.keywordProunipt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11311pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisa a taxa de evasão de estudantes universitários que concluíram o ensino médio em escolas públicas e privadas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 51, n. 02, ago. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article seeks to analyze whether students from different fields of study enrolled in private colleges, that had come from private or public high schools, preseted different dropout behavior if they received or not the Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) or the Programa Universidade para Todos (Prouni). Therefore, it is used the data from the Censo da Educação Superior from 2010 to 2016 and data from 2010´s IGC. Also, it is applied the Survival Analysis method. Individuals that came from private schools drop out less than those than came from public. However, after the students start to receive FIES or Prouni, the students that dropped out less were the one that received some financial aid from these programs, independently of the kind of school that they studied during high school.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v51_n02_Artigo2_apoio_financeiro.pdf548.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.