Publicação:  Plataformas digitais : mapeamento semissistemático e interdisciplinar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras
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Brasil
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2000-2021
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BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Texto para Discussão (TD) 2829 : Plataformas digitais : mapeamento semissistemático e interdisciplinar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras
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Resumo
A literatura acadêmica brasileira segue a tendência da literatura internacional, a qual tem demonstrado crescente interesse sobre as transformações no sistema capitalista causadas pelas novas tecnologias digitais, sobretudo as plataformas digitais e as tecnologias a elas associadas. Este texto para discussão tem como objetivo sistematizar e analisar o conhecimento sobre plataformas digitais produzido nas universidades brasileiras. Por se tratar de uma área de investigação científica emergente, dissertações de mestrado e teses de doutorado são objetos adequados para captar a efervescência da produção de conhecimento sobre o tema. O mapeamento da produção intelectual foi feito a partir da busca semissistemática de dissertações e teses nos acervos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Identificaram-se, no período 2000-2021, 397 manuscritos. Uma clusterização baseada no método de classificação hierárquica descendente (CHD), utilizando o software IRaMuTeQ a partir dos resumos dos manuscritos, permitiu agrupar o corpus em quatro categorias: i) modelos de negócios; ii) mudanças na comunicação e mídia; iii) transformação das práticas e valores sociais; e iv) convenção das normas e regulações. Observa-se um crescimento da produção científica nacional em todos os clusters, embora com ritmos e fases distintas. O surgimento de novos clusters nos últimos anos pode indicar o espraiamento do sistema de tecnologias digitais para novos âmbitos e um possível amadurecimento do paradigma tecnoeconômico digital. Este levantamento identificou lacunas epistêmicas sobre o tema e pode orientar linhas de investigação promissoras, inclusive para a formulação de políticas públicas sobre o tema.
