Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11687
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v51_n01_Artigo5_efeito_das_acoes_afirmativas.pdf | 278.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Efeito das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro |
Authors: | Silva, Gercione Dionizio Teixeira, Evandro Camargos Costa, Lorena Vieira |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016. Para este fim, foi utilizada a metodologia de pseudo-painel com estimador de efeitos fixos. No geral, os resultados apontam para a existência de relação negativa entre a referida política e as notas dos alunos; todavia, observou-se que seu efeito distingue-se entre os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ademais, verificou-se que os esforços individuais ex-ante e ex-post ao processo seletivo são importantes para determinar esta relação. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11310 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.