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Title: Efeito das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro
Authors: Silva, Gercione Dionizio
Teixeira, Evandro Camargos
Costa, Lorena Vieira
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016. Para este fim, foi utilizada a metodologia de pseudo-painel com estimador de efeitos fixos. No geral, os resultados apontam para a existência de relação negativa entre a referida política e as notas dos alunos; todavia, observou-se que seu efeito distingue-se entre os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ademais, verificou-se que os esforços individuais ex-ante e ex-post ao processo seletivo são importantes para determinar esta relação.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11310
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
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Educação: Artigos



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