Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11724
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_32_art2_questao_disponibilidade.pdf745.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Questão da disponibilidade de engenheiros no Brasil nos anos 2000
Authors: Nascimento, Paulo Augusto Meyer Mattos
Maciente, Aguinaldo Nogueira
Gusso, Divonzir Arthur
Araújo, Bruno César
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Abstract: Qualifica o debate sobre a disponibilidade de engenheiros no Brasil, revisitando o cenário de escassez conjuntural verificado até 2010 e colocando em pauta questões estruturais que repercutem nas possibilidades de expansão, com qualidade, da formação no campo das ciências, da tecnologia, das engenharias e da matemática (CTEM). O objetivo é fundamentar esse debate em evidências empíricas e oferecer uma visão consolidada sobre o tema da escassez de engenheiros, fechando um ciclo do qual os autores participaram em maior ou menor grau nos últimos anos no Ipea, ao mesmo tempo que tangencia uma agenda de pesquisas mais centrada em temas de educação para o trabalho. Além desta introdução, três outras seções compõem este artigo. A seção 2 tratará do tema da escassez de engenheiros nos anos recentes e das perspectivas de persistir ou não um cenário de carência desses profissionais. A seção 3 aborda a baixa intensidade do mercado de trabalho brasileiro em postos de trabalho de CTEM e discute os limites a uma expansão com qualidade da força de trabalho formada nessas áreas. A seção 4 conclui com algumas sugestões para o encaminhamento de políticas públicas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.