Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo Augusto Meyer Mattos | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Andrade | - |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Henrique Dourado da | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T18:05:00Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T18:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11725 | - |
dc.description.abstract | Discute as rotas institucionais para o exercício das carreiras de magistério da educação básica são eficazes no país – e o que poderia ser feito para incrementá-las neste sentido. Com o intuito de contribuir para esse debate, este artigo discorre brevemente, na seção 2, sobre o magistério na estrutura da educação nacional, antes de abordar, na seção 3, três das questões centrais no debate sobre a docência na educação básica – titulação adequada, precarização dos vínculos de trabalho e baixa atratividade financeira da carreira. A seção 4 traz as conclusões e sugere possíveis encaminhamentos gerais de política para a construção de um modelo nacional de certificação e recrutamento para o magistério da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Subsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no Brasil | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 37-51 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Ocupações::Profissionais Liberais::Alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Escolas Normais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Magistério | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionais da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 32, 51 p., abr. 2014. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Emprego. Trabalho: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n32_art3_subsidios_proposicoes.pdf | 370.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.