Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Jessica Alves-
dc.contributor.authorBussmann, Tanise Brandão-
dc.contributor.authorHoff, Debora Nayar-
dc.coverage.temporal2001-2010pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T17:03:00Z-
dc.date.available2023-02-17T17:03:00Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePlano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadaspt_BR
dc.title.alternativeNational Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goalspt_BR
dc.title.alternativePlan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionadospt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 205-236 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCenso do Ensino Superiorpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11316pt_BR
ipea.description.objectiveObservar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article aims to observe the performance of Brazil in relation to eight indicators related to PNE quantifiable targets for Higher Education (PNE-ES) proposed for the period 2001-2010. To do so, the evolution of some of the goals proposed in the annex of the PNE is monitored according to information from the Higher Education Census and from Capes, using descriptive statistics for the period between 2001 and 2014. The period covers the publication of the I PNE (2001) until the publication of the II PNE (2014). The results point to a change in the educational scenario in the period, with the fulfillment of some of the goals. There was a great change in post-graduation in the period, with a large increase in training, greater participation of young people (between 18 and 24 years) among the newcomers and the beginning of the diversification of the structure of academic organizations, with the creation and increased participation of federal institutes in the analysis timeframe.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n59_Artigo7_plano_nacional_de_educacao.pdf363.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.