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dc.contributor.authorSantos, Cláudio Hamilton Matos dos-
dc.contributor.authorOrair, Rodrigo Octávio-
dc.contributor.authorGobetti, Sérgio Wulff-
dc.contributor.authorFerreira, Alessandra dos Santos-
dc.contributor.authorRocha, Wanderson Silva-
dc.contributor.authorSilva, Hilton Leal-
dc.contributor.authorBrito, José Mauricio de Mello-
dc.contributor.otherCavalcanti, André Arthur (Colaborador)-
dc.contributor.otherVila Nova, Celso (Colaborador)-
dc.contributor.otherGuedes, Kelly (Colaborador)-
dc.contributor.otherSchettini, Bernardo (Colaborador)-
dc.contributor.otherAmitrano, Cláudio (Colaborador)-
dc.contributor.otherRoitman, Fábio (Colaborador)-
dc.contributor.otherGouvea, Raphael (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2002-2010pt_BR
dc.date.accessioned2013-06-13T16:50:51Z-
dc.date.available2013-06-13T16:50:51Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1179-
dc.description.abstractEste artigo apresenta estimativas inéditas de séries mensais da formação bruta de capital fixo (FBCF) das administrações públicas (APUs) no Brasil de 2002 a 2010. A estimação exigiu um significativo esforço de pesquisa. Em primeiro lugar, realizou-se uma análise criteriosa dos conceitos da contabilidade pública e da contabilidade nacional - enfatizando-se as peculiaridades do processo orçamentário brasileiro que enviesam as estimativas anuais dos investimentos públicos divulgadas nas estatísticas oficiais e que afetam a precisão das informações de alta frequência. Em segundo lugar, desenvolveramse procedimentos para mitigar estes problemas. Por fim, buscou-se contornar a escassez de informações dos governos subnacionais solicitando-se informações adicionais de centenas de contadores públicos, técnicos ou secretários de Fazenda/Planejamento de todos os estados da Federação, do Distrito Federal (DF) e dos maiores municípios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma metodologia de estimação da formação bruta de capital fixo das administrações públicas brasileiras em níveis mensais para o período 2002-2010pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1660: Uma metodologia de estimação da formação bruta de capital fixo das administrações públicas brasileiras em níveis mensais para o período 2002-2010pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCapital fixopt_BR
dc.subject.keywordFormação de capitalpt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordContabilidade públicapt_BR
dc.subject.keywordEstimação de capitalpt_BR
ipea.description.objectiveApresentar estimativas mensais inéditas para a FBCF da APU no período 2002-2010, desagregadas por nível de governo.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1660pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article presents new monthly estimates of the gross fixed capital formation of the Brazilian general government for the 2002-2010 years. A significant research effort was made to carry out the estimations. First, the many differences between the concepts of "public investment" (as used in the Brazilian public accounting manuals) and "gross fixed capital formation of the general government" (as used in the United Nations` System of National Accounts) were carefully identified - and so were the peculiarities of the Brazilian budget process which distort official estimates of the annual gross fixed capital formation of the Brazilian general government and affect the precision of naïve estimates of the same variable in higher frequencies. Second, several procedures were developed to correct or mitigate these problems. Finally, additional information was obtained from 20 out of 26 Brazilian states, the federal district, and tens of (large) municipalities in order to allow us to circumvent the relative scarcity of information on the finances of Brazilian state and local governments.pt_BR
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democraciapt_BR
ipea.classificationFinanças Públicas. Bancos. Sistema Monetáriopt_BR
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros

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