Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMenezes, Thaynara Carinhanha de-
dc.contributor.authorMachado, Danielle Carusi-
dc.coverage.spatialNiterói (RJ)pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T19:58:20Z-
dc.date.available2023-02-17T19:58:20Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11802-
dc.description.abstractA bicicleta é um modo de transporte rápido em curtas distâncias, econômico e energeticamente eficiente. Em diversos países, há políticas de incentivo ao uso desta com objetivo de diminuir os efeitos negativos da alta taxa de motorização. O Brasil, nos últimos anos, também tem ido nesta direção, mesmo que lentamente. Este trabalho descreve as atitudes governamentais tomadas em várias localidades do Brasil e do mundo de incentivo à locomoção por bicicleta. Também faz uma revisão da literatura sobre os possíveis efeitos do uso das bicicletas, destacando-se sua importância como uma mudança de paradigma, em que o investimento na mobilidade reflete um caminho para sustentabilidade. O plano de mobilidade por bicicleta em Niterói também é apresentado como uma experiência local.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma Alternativa sustentável de mobilidade urbana : o uso de bicicletas e o caso de Niterói (RJ)pt_BR
dc.title.alternativeA Sustainable alternative for urban mobility : the use of bicycles and the case of Niteroi city (RJ)pt_BR
dc.title.alternativeUna Alternativa sostenible para la movilidad urbana : el uso de la bicicleta y el caso de Niterói (RJ)pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 97-127 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Bicicletaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Crescimento Sustentávelpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordBicicletapt_BR
dc.subject.keywordCicloviapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11317pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 60, out./dez. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe bicycle is a mean of rapid transportation at short distances, economical and more energy efficient. In several countries there are policies to encourage its use in order to reduce the negative effects of the high rate of motorization. Brazil, in recent years, has also encouraged such locomotion. This work describes the governmental attitudes taken in several localities of Brazil and of the world of incentive to the locomotion of bicycle. It also reviews the literature on the possible effects of using bicycles as modal. The Niteroi bicycle mobility plan is presented as a local experience.pt_BR
ipea.researchfieldsSustentabilidade Ambientalpt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n60_Artigo4_uma_alternativa_sustentavel.pdf288.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.