Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Maurício Cortez-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T18:20:45Z-
dc.date.available2023-03-15T18:20:45Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11822-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o diferencial de rendimentos entre trabalhadores de diversas áreas de formação superior e trabalhadores com o ensino médio. Decomposições desses diferenciais indicam que os três principais fatores considerados, a qualificação geral adquirida durante o ensino superior, a inserção em melhores ocupações para pessoas com esse nível educacional mais elevado, e a relação entre a qualificação específica adquirida na área de estudo e a ocupação, são importantes. Os resultados também mostram que a conclusão de um curso superior, em qualquer área, garante, em média, rendimentos mais elevados em relação àqueles que não alcançaram esse nível educacional, mesmo que o indivíduo não consiga uma ocupação com necessidade de formação superior, e que parte dos conhecimentos específicos da sua área não sejam aproveitados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTrabalhadores com ensino superior : área de formação, ocupação e diferencial de rendimentos em relação aos trabalhadores com ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2861 : Trabalhadores com ensino superior : área de formação, ocupação e diferencial de rendimentos em relação aos trabalhadores com ensino médio-
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderipeapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical29 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Rendimentos do Trabalhopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordÁrea de estudopt_BR
dc.subject.keywordOcupaçãopt_BR
dc.subject.keywordRendimentospt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2861pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper seeks to analyze labor earnings differences between workers with bachelor’s degree and those with secondary education taking into account the heterogeneity across fields of study in the former group. Labor earnings differentials are decomposed to quantify the contribution of three main factors associated with tertiary education: general skill acquired in the program, access to higher-paying occupations, and the match between skills acquired and occupation requirements. According to the results, those three elements play important roles. Evidence also indicates that individuals with a bachelor’s degree, whatever their fields of study, have larger labor earnings than lower educated ones, on average, even when their occupations do not require higher education and are weakly related to skills acquired during tertiary studies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2861_Web.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2861_Sumex.pdf73.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.