Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Maurício Cortez | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T18:20:45Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15T18:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11822 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa o diferencial de rendimentos entre trabalhadores de diversas áreas de formação superior e trabalhadores com o ensino médio. Decomposições desses diferenciais indicam que os três principais fatores considerados, a qualificação geral adquirida durante o ensino superior, a inserção em melhores ocupações para pessoas com esse nível educacional mais elevado, e a relação entre a qualificação específica adquirida na área de estudo e a ocupação, são importantes. Os resultados também mostram que a conclusão de um curso superior, em qualquer área, garante, em média, rendimentos mais elevados em relação àqueles que não alcançaram esse nível educacional, mesmo que o indivíduo não consiga uma ocupação com necessidade de formação superior, e que parte dos conhecimentos específicos da sua área não sejam aproveitados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Trabalhadores com ensino superior : área de formação, ocupação e diferencial de rendimentos em relação aos trabalhadores com ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2861 : Trabalhadores com ensino superior : área de formação, ocupação e diferencial de rendimentos em relação aos trabalhadores com ensino médio | - |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | ipea | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 29 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Rendimentos do Trabalho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Área de estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ocupação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimentos | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2861 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper seeks to analyze labor earnings differences between workers with bachelor’s degree and those with secondary education taking into account the heterogeneity across fields of study in the former group. Labor earnings differentials are decomposed to quantify the contribution of three main factors associated with tertiary education: general skill acquired in the program, access to higher-paying occupations, and the match between skills acquired and occupation requirements. According to the results, those three elements play important roles. Evidence also indicates that individuals with a bachelor’s degree, whatever their fields of study, have larger labor earnings than lower educated ones, on average, even when their occupations do not require higher education and are weakly related to skills acquired during tertiary studies. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Emprego. Trabalho: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2861_Web.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2861_Sumex.pdf | 73.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.