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dc.contributor.authorCardoso Junior, José Celso-
dc.contributor.authorCouto, Leandro Freitas-
dc.contributor.authorGarcia, Ronaldo Coutinho-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T19:05:29Z-
dc.date.available2023-03-29T19:05:29Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11854-
dc.description.abstractDialogando com os temas levantados nos artigos apresentados neste Bapi, fechando a publicação temos uma nota propositiva para a estruturação de um sistema de planejamento e coordenação. Embora escrita ao calor do processo de transição governamental vivenciado no Brasil entre os meses de novembro e dezembro de 2022, a nota propõe um redesenho da estrutura organizacional do setor, na alçada da Presidência da República, que efetive várias funções remetidas ao núcleo de governo, agregando a direcionalidade e o dinamismo essencial às atividades de planejamento. Para tanto, são consideradas essenciais a centralidade política, a articulação e coordenação, a temporalidade e direcionalidade, a participação social, a dimensão territorial, a integração entre planejamento e orçamento e a necessidade de promoção de transformação das realidades vigentes, razão de ser, ao fim e ao cabo, da função de planejamento governamental. Hoje sabemos que essa proposta não foi integralmente incorporada ao redesenho ministerial inicial do terceiro mandato de Lula da Silva, mas igualmente sabemos que partes dela foram absorvidas na configuração do novo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Ademais, queremos crer que ao menos o espírito geral de nossa proposta para a criação de um ministério exclusivo a cuidar dos temas da gestão pública e da agenda mais ampla e transversalmente estruturante da transformação do Estado tenha também sido de alguma forma contemplada pelo novo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOusadia e transformação : proposta para remontar o Sistema Federal de Planejamentopt_BR
dc.typeBoletim de Análise Político-Institucional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 127-134.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Orçamento Nacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPlanejamentopt_BR
dc.subject.keywordRedesenho da estrutura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordOrçamentopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11827pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), n. 34, mar. 2023.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos

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