Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.authorVieira, Renato. S.-
dc.contributor.authorBizzarro, Fernando-
dc.contributor.authorBarbosa, Rogério J.-
dc.contributor.authorDahis, Ricardo-
dc.contributor.authorFerreira, Daniel T.-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T20:39:17Z-
dc.date.available2023-04-18T20:39:17Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11885-
dc.description.abstractOs custos de transporte são uma barreira subestimada à participação política. Neste estudo, examinamos se uma intervenção em larga escala para reduzir esses custos, no caso, a oferta de transporte público gratuito no dia da eleição, aumenta o comparecimento dos eleitores brasileiros às urnas. Levando em conta a diferença do momento em que os municípios adotaram a política de passe livre entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial de 2022 no país, usamos desenhos de estudo de eventos (event study) para examinar o impacto da política do passe livre sobre a participação eleitoral, sobre os resultados das eleições e sobre os níveis de mobilidade humana. Não encontramos qualquer efeito da gratuidade no transporte público sobre o comparecimento às urnas ou sobre os resultados eleitorais, mas encontramos um efeito positivo, entre 7,2% e 17,5% de aumento, nos níveis de mobilidade no dia das eleições. Embora a redução dos custos monetários de transporte possa melhorar o acesso das pessoas aos locais de votação, nossos resultados sugerem que apenas políticas de redução desses custos não são suficientes para aumentar o comparecimento dos eleitores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransporte público gratuito e participação eleitoralpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2869 : Transporte público gratuito e participação eleitoralpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical18 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Política::Política::Eleiçõespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordParticipação políticapt_BR
dc.subject.keywordParticipação eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPasse livrept_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordCustos de participação políticapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2869pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractTransportation costs are an under-appreciated barrier to political participation. Here we examine whether a large-scale intervention to lower these costs, the adoption of a fare-free transit policy on Election Day in Brazil, increases voter turnout. Taking into account the different timing of when municipalities adopted a fare-free transit policy between the first and second rounds of the country's 2022 presidential election, we use different event study designs to examine the policy impact on voter turnout rates, election outcomes, and human mobility levels. We find no effect of the policy on turnout or election outcomes, but we find a positive effect, between 7.2\% and 17.5\% increase, on mobility levels on Election Day. While reducing transportation monetary costs may improve people’s access to polling places, our findings suggest it is not sufficient on its own to increase voter turnout.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2869_web.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2869_sumex.pdf127.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.