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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11885
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.contributor.author | Vieira, Renato. S. | - |
dc.contributor.author | Bizzarro, Fernando | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Rogério J. | - |
dc.contributor.author | Dahis, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Daniel T. | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T20:39:17Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T20:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11885 | - |
dc.description.abstract | Os custos de transporte são uma barreira subestimada à participação política. Neste estudo, examinamos se uma intervenção em larga escala para reduzir esses custos, no caso, a oferta de transporte público gratuito no dia da eleição, aumenta o comparecimento dos eleitores brasileiros às urnas. Levando em conta a diferença do momento em que os municípios adotaram a política de passe livre entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial de 2022 no país, usamos desenhos de estudo de eventos (event study) para examinar o impacto da política do passe livre sobre a participação eleitoral, sobre os resultados das eleições e sobre os níveis de mobilidade humana. Não encontramos qualquer efeito da gratuidade no transporte público sobre o comparecimento às urnas ou sobre os resultados eleitorais, mas encontramos um efeito positivo, entre 7,2% e 17,5% de aumento, nos níveis de mobilidade no dia das eleições. Embora a redução dos custos monetários de transporte possa melhorar o acesso das pessoas aos locais de votação, nossos resultados sugerem que apenas políticas de redução desses custos não são suficientes para aumentar o comparecimento dos eleitores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Transporte público gratuito e participação eleitoral | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2869 : Transporte público gratuito e participação eleitoral | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 18 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Política::Política::Eleições | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação eleitoral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Passe livre | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custos de participação política | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2869 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Transportation costs are an under-appreciated barrier to political participation. Here we examine whether a large-scale intervention to lower these costs, the adoption of a fare-free transit policy on Election Day in Brazil, increases voter turnout. Taking into account the different timing of when municipalities adopted a fare-free transit policy between the first and second rounds of the country's 2022 presidential election, we use different event study designs to examine the policy impact on voter turnout rates, election outcomes, and human mobility levels. We find no effect of the policy on turnout or election outcomes, but we find a positive effect, between 7.2\% and 17.5\% increase, on mobility levels on Election Day. While reducing transportation monetary costs may improve people’s access to polling places, our findings suggest it is not sufficient on its own to increase voter turnout. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Sociedade. Participação Social. Controle Social | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros |
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