Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11901
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pompermayer, Fabiano Mezadre | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T15:53:09Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T15:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11901 | - |
dc.description.abstract | O transporte público coletivo (TPC) no Brasil é majoritariamente custeado pela cobrança de tarifa dos usuários diretos. São reconhecidas as enormes externalidades geradas pelo transporte público, mas poucos são os casos em que beneficiários indiretos contribuem para o financiamento do sistema. Para piorar, são comuns as operações sem incentivos à melhoria da qualidade e à redução dos custos. O novo marco do TPC urbano, colocado em consulta pública no final de 2022, se propõe a atacar esses problemas. Este artigo apresenta algumas propostas de melhorias para tornar esse novo marco mais efetivo, e evitar que seja apenas mais uma lista de boas diretrizes, mas sem impacto claro na vida do cidadão dependente desses sistemas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Novo marco do transporte público coletivo urbano : melhorias para aumentar sua efetividade | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 11-15 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Política de Transporte | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11889 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 72, 31 p., abr. 2023 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n72_Art2_Novo_marco.pdf | 79.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.