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dc.contributor.authorFurtado, João Eduardo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialEstados Unidospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T16:39:39Z-
dc.date.available2023-05-11T16:39:39Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationComo Citar: FURTADO, João Eduardo. Análise dos efeitos de cadeias de comercialização nos Estados Unidos para a competitividade das exportações brasileiras. In: BAUMANN, Renato (org.). A Alca e o Brasil: uma contribuição ao debate. Brasília; Ipea: Cepal. 2003. p. 259-304. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11973/1/analise_dos_efeitos_de_cadeias_de_comercializacao.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11973-
dc.description.abstractO capítulo tem com o ponto de partida a perda notável de participação dos produtos brasileiros no mercado dos Estados Unidos na década de 1990. Em grande medida, os produtos de exportação afetados foram substituídos por produtos mexicanos e canadenses. Não é claro, contudo, até que ponto o motivo para essa substituição tenha sido as diferenças nas margens de preferências comerciais, associadas ao Nafta. Outros fatores parecem ter sido mais importantes. Um deles é a interação das cadeias produtivas e de comercialização do México e Canadá com suas contrapartes nos Estados Unidos. O que o trabalho procura verificar é, então — para os setores têxtil e de bens de capital —, o peso das cadeias de comercialização nos Estados Unidos para a com positividade das exportações brasileiras, a partir da análise de dados e de entrevistas com as principais empresas desses setores. O estudo sugere que o peso dos fatores geográficos e institucionais para essa competitividade deve ser relativizado. As exportações brasileiras são bastante diversificadas, em termos inter e intra-setoriais. E a competitividade da indústria brasileira é mais notável nos segmentos com alta densidade industrial e maior integração dos processos produtivos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.publisherComissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)pt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos de cadeias de comercialização nos Estados Unidos para a competitividade das exportações brasileiraspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.holderComissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 259-304pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comercialização. Marketing::Comercializaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordComercializaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetitividadept_BR
dc.subject.keywordExportaçõespt_BR
dc.subject.keywordTêxteispt_BR
dc.subject.keywordBens de Capitalpt_BR
dc.subject.keywordNaftapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11950pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Capítulos de Livros

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