Publicação:
Grandes projetos e organização territorial : os avatares do planejamento regional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Faz uma análise dos impactos dos grandes projetos de investimento (GPD), construída sob a ótica do desenvolvimento regional. O capítulo tem, assim, uma orientação diferente da dos demais, na medida em que trabalha '"teoricamente" um problema prático e específico no Brasil. Carlos Vainer principia seu trabalho analisando as relações dos problemas gerados pelos GPI com estratégias mais globais de desenvolvimento regional. Em seguida mostra que, apesar das metas setoriais serem cm geral alcançadas, os impulsos dinamizadores sobre a região são nulos. Demandando uma mudança nos próprios métodos de avaliação: ''como imaginar-se que camponeses e uma empresa elétrica atribuam o mesmo sentido à inundação de férteis várzeas?" Depois de fazer uma reflexão sobre a evolução histórica das estratégias de ''ocupação regional", o autor defende a ideia de que o planejamento regional não só continua a existir, como é o próprio GPI que passa a definir o espaço e a região "impactada". E conclui que as políticas sociais de negociação ex post com as populações e comunidades afetadas estão fadadas ao malogro.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Como Citar: VAINER, Carlos B. Grandes projetos e organização territorial: os avatares do planejamento regional. In: MARGULIS, Sergio (ed.). Meio ambiente: aspectos técnicos e econômicos. Brasília: Ipea; Pnud, 1990. p. 179-211. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12065/1/Cap8_grandes_projetos_e_organizacao_territorial.pdf.

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Meio ambiente : aspectos técnicos e econômicos
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1990) La Rovere, Emílio Lèbre; Galvão Filho, João Baptista; Silveira, Sandra Sulamita B.; Sant'Anna, Fernando Soares P.; Magrini, Alessandra; Motta, Ronaldo Seroa da; Vainer, Carlos B.; Tauk, Samia; Salati, Eneas; Margulis, Sérgio ; Título Visualização
Tem por objetivo colocar à disposição de técnicos, planejadores e especialistas os principais aspectos técnicos e econômicos do meio ambiente. A perspectiva é incorporar gradualmente a questão ambiental ao planejamento. Trata-se de texto basicamente teórico e conceitual. Analisa a questão ambiental sob a ótica dos impactos causados sobre o meio físico e apresenta metodologias de avaliação econômica desses impactos. Examina os principais tipos de poluição atmosférica e hídrica. Apresenta uma perspectiva econômica e social das questões ambientais.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais