Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1217
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1652.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O eixo sino-americano e a inserção externa brasileira: antes e depois da crise
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1652: O eixo sino-americano e a inserção externa brasileira: antes e depois da crise
Authors: Pinto, Eduardo Costa
Abstract: Este artigo busca evidenciar os impactos de curto e longo prazo da configuração do novo eixo sino-americano (China e Estados Unidos) sobre a inserção externa brasileira. Para tanto, faz-se necessário desenvolver dois objetivos específicos. Primeiro, apresentar de forma estilizada linha de caracterização das transformações ocorridas no sistema econômico e político internacional na primeira década do século XXI, buscando mostrar que estas modificações são fruto da configuração do novo eixo sino-americano de acumulação de poder e riqueza internacional. Segundo, mostrar que os impactos positivos deste novo eixo mundial para a economia brasileira, sobretudo entre 2003 e 2009, também veio acompanhado de possíveis efeitos negativos de longo prazo, associados à especialização regressiva da pauta exportadora e da estrutura da indústria nacional. Os dados evidenciaram que existem oportunidades e ameaças para a inserção externa brasileira no atual contexto internacional; no entanto, os aspectos deste processo ainda não estão bem claros devido à crise internacional recente. Sendo assim, para que se possa pensar na inserção internacional brasileira de longo prazo, faz-se necessário aprofundar a discussão a respeito dos impactos da dinâmica do eixo sino-americano após a crise.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.