Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.contributor.authorLucas, Vander Mendes-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T17:24:45Z-
dc.date.available2023-09-12T17:24:45Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de; LUCAS, Vander Mendes. Avaliação de políticas de custeio extratarifário dos sistemas de transporte público urbano no Brasil. Brasília, DF: Ipea, ago. 2023. 64 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2907). DOI: http:// dx.doi.org/10.38116/td2907-port.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12353-
dc.description.abstractEste texto para discussão tem como objetivo avaliar políticas de diversificação tari¬fária do transporte público, considerando fontes extratarifárias focadas na oneração do transporte individual, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da folha de pagamento das empresas empregadoras, entre outras fontes. Com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), observa-se o ônus sobre os gastos das famílias por faixa de renda, atentando para diversos casos de oneração tributária de itens da cesta de consumo das famílias para bancar os cenários de redução tarifária do transporte público urbano coletivo (TPU) considerados. Faz-se também uma análise benefício-custo das medidas, sendo os benefícios privados relativos aos ganhos de renda com a nova estrutura tarifária e os benefícios sociais relativos à redução das externalidades negativas com o transporte urbano em função da redução do transporte individual (acidentes, congestionamentos e emissão de carbono). Faz-se ainda uma análise dos ganhos privados e sociais por faixa de renda das famílias, determinando qual o abatimento das externalidades negativas com a nova estrutura tarifária que onera alguns itens dos gastos familiares por estrato de renda. Tudo considerando cenários de redução tarifária de 30%, 60% e tarifa livre. Como resultado, observou-se que as medidas de redução tarifária com aumento de fontes extratarifárias propostas geram impactos inflacionários, mas há ganhos nas famílias mais pobres, sendo que há casos em que metade das famílias apresentam redução de custos. Outra vantagem observada em políticas de diversificação extratarifária é a possibilidade de compensação e abatimento das externalidades negativas geradas majoritariamente pelas classes mais altas no sistema de mobilidade. Hoje, essas classes produzem muitas externalidades e pouco contribuem para o financiamento do transporte público. Do ponto de vista da análise benefício-custo, levando em conta apenas os ganhos privados, a medida não apresenta bons resultados, mas quando se consideram os benefícios sociais, a relação benefício-custo é maior do que um, indicando boa justificativa para sua adoção. O problema é que os políticos geralmente consideram apenas os benefícios privados na tomada da decisão, sendo necessário incorporar na análise os benefícios sociais para a medida se manter. Isto dificulta a adoção de medidas de redução do TPU. Do ponto de vista distributivo, a diversificação com redução tarifaria do TPU é importante, pois há um processo de distribuição de renda com aumento de ônus das famílias mais ricas e ganhos de renda e mobilidade das famílias de menor renda. Quanto à tarifa zero, há indícios de que os custos sociais e privados são maiores do que os benefícios sociais gerados, sem entrar no mérito da distribuição de renda que essa medida provoca e também da melhoria na qualidade de vida dos mais pobres pelo aumento da mobilidade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação de políticas de custeio extratarifário dos sistemas de transporte público urbano no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2907 : Avaliação de políticas de custeio extratarifário dos sistemas de transporte público urbano no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical64 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Administração Financeira::Financiamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da mobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTarifa de ônibus urbanopt_BR
dc.subject.keywordCusteio do transporte públicopt_BR
dc.subject.keywordExternalidades negativas do transporte público urbanopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2907pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of the TD is to evaluate public transport tariff diversification policies considering extra tariff sources focused on the encumbrance of individual transport, IPTU, payroll of employers, among other sources. Based on the POF/IBGE, it is possible to observe the burden on family expenses by income group, considering several cases of tax encumbrance on items in the family consumption basket to pay for the considered TPU tariff reduction scenarios. A benefit/cost analysis of the measures is also carried out, with benefits relating to income gains with the new tariff structure and social benefits, the reduction of negative externalities with urban transport due to the reduction in individual transport (accidents, traffic jams and carbon emissions). Also operate an analysis of private and social gains by family income range, determining the abatement of negative externalities with the new tariff structure that burdens some items of family expenses by income extract. All considering tariff reduction scenarios of 30%, 60% and free tariff.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2907_Web.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2907_Sumex.pdf156.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.