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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12382
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.contributor.author | Herszenhut, Daniel | - |
dc.contributor.author | Saraiva, Marcus | - |
dc.contributor.author | Farber, Steven | - |
dc.coverage.spatial | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T11:45:08Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T11:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Rafael H. M.; HERSZENHUT, Daniel; SARAIVA, Marcus; FARBER, Steven. Acessibilidade urbana por ride-hailing e transporte público considerando o trade-off entre custo monetário e tempo de viagem. Brasília, DF: Ipea, ago. 2023. 45 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2904). DOI: http:// dx.doi.org/10.38116/td2904-port. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12382 | - |
dc.description.abstract | Serviços de ride-hailing (transporte sob demanda por aplicativo) têm o potencial de expandir o acesso às oportunidades, mas os custos monetários desse modo de transporte podem limitar seus benefícios para a população de baixa renda. Este estudo examina como os serviços de ride-hailing podem influenciar desigualdades sociais e espaciais de acesso a oportunidades, considerando o trade-off entre custos monetários e tempos de viagens. Utilizando um ano de dados agregados de viagens da Uber no Rio de Janeiro em 2019 e um novo modelo de roteamento multiobjetivo, analisamos como serviços de ride-hailing podem melhorar o acesso a empregos quando utilizados tanto como único modo de transporte quanto de maneira integrada ao transporte público, realizando a conexão de primeira milha. Aplicamos medidas cumulativas de acessibilidade considerando múltiplas combinações de limites de tempos de viagem e de custos monetários para comparar as fronteiras de Pareto de acesso a empregos calculadas para cada uma das alternativas de transporte. Os resultados indicam que, em comparação com o transporte público, o ride-hailing pode expandir significativamente a acessibilidade tanto quando utilizado isoladamente em viagens relativamente curtas (entre dez e quarenta minutos), quanto para viagens de mais de trinta minutos quando usado de maneira integrada fazendo conexão de primeira milha com o transporte público. Em ambos os casos, as vantagens de acessibilidade do ride-hailing são restringidas em larga medida por custos monetários mais altos. Quando consideramos o impacto do custo tarifário sobre a renda da população, os benefícios de acessibilidade dos serviços de ride-hai¬ling limitam-se principalmente aos grupos de alta renda. Esses resultados sugerem que políticas públicas que busquem integrar serviços de transporte sob demanda com sistemas de transporte público dificilmente trarão benefícios às populações de baixa renda se não forem acompanhadas de alguma forma de desconto tarifário ou subsídio capaz de aliviar suas barreiras financeiras. Este estudo também mostra que levar em conta os trade-offs entre custos monetários e tempos de viagem pode influenciar de maneira significativa os resultados dos estudos de acessibilidade urbana e equidade, e que esses trade-offs deveriam ser considerados por pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade urbana por ride-hailing e transporte público considerando o trade-off entre custo monetário e tempo de viagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2904 : Acessibilidade urbana por ride-hailing e transporte público considerando o trade-off entre custo monetário e tempo de viagem | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 45 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ride-hailing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade por aplicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo monetário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fronteira de Pareto | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2904 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Ride-hailing services have the potential to expand access to opportunities, but out-of-pocket costs may limit the benefits of ride-hail for low-income individuals. This paper examines how ride-hailing services can shape spatial and socioeconomic differences in access to opportunities while accounting for the trade-off between travel time and monetary costs. Using one year of aggregated Uber trip data for Rio de Janeiro in 2019 and a new multi-objective optimization routing method, we analyze the potential for ride-hailing services to improve employment accessibility when used as a standalone transportation mode and in conjunction with transit as a first-mile feeder service. We compare the accessibility Pareto frontiers of these transport mode alternatives with cumulative opportunity measures considering multiple combinations of travel time and monetary cost thresholds. We find that, compared to transit, ride-hailing can significantly expand accessibility as a standalone transport mode for relatively short trips (between 10 and 40 minutes), and as a first-mile feeder to transit in trips longer than 30 minutes. In both cases, the accessibility advantages of ride-hailing are mostly limited by relatively higher out-of-pocket costs. When we account for different affordability thresholds, the accessibility benefits of ride-hailing services accrue mostly to high-income groups. These findings suggest that policy efforts to integrate rideshare with transit are likely not going to benefit low-income communities without some form of subsidized fare discounts to alleviate affordability barriers. The paper also highlights how accounting for trade-offs between travel-time and monetary costs can importantly influence the results of transportation accessibility and equity studies, suggesting that this issue should be addressed in future research. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
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File | Description | Size | Format | |
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