Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12385
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Publicacao_Preliminar_BMT_A_conjuntura_do_mercado.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil : análise dos dados até o segundo trimestre de 2023 (Publicação Preliminar)
Authors: Silva, Sandro Pereira
Carvalho, Sandro Sacchet de
Fernandes, Leo Veríssimo
Padilha, Gabriela Carolina Rezende
Abstract: Os dados atualizados até o primeiro trimestre de 2023 mostram que o mercado de trabalho brasileiro segue em processo de recuperação. A população ocupada fechou o período na casa dos 98,9 milhões de trabalhadores, com elevação correspondente a 1,2% na comparação interanual. O crescimento da ocupação tem ocorrido mais intensamente no segmento formalizado, com taxa de crescimento de 1,4%, contra um decréscimo de 0,4% entre os informais. O total de assalariados com carteira de trabalho assinada no Brasil ficou em 47,9%, superior ao mesmo trimestre de 2022, que foi 47,2%, Por sua vez, a taxa de desocupação foi de 8,0%, o que indica diminuição de 1,3 p.p. na comparação interanual. Esse recuo na desocupação pode ser observado em todos os recortes de desagregação (por região, gênero, raça, idade, idade, escolaridade e setor de atividade). Em termos de renda habitual média mensal do trabalho, o crescimento interanual foi de 6,2%, atingindo o valor de R$ 2.921 no segundo trimestre de 2023. A massa de rendimentos do trabalho fechou em R$ 284,1 bilhões, com crescimento real de 7,2% na comparação interanual. Todos os diferentes recortes regionais, populacionais e setoriais mantiveram a trajetória de crescimento da renda média do trabalho, ainda que à taxa decrescente na maioria deles quanto ao primeiro trimestre de 2023. Contudo, não obstante a relevância dessas informações, o país segue com um contingente de 8,6 milhões de indivíduos em situação de desemprego involuntário, e mais da metade da população ocupada segue na informalidade, desconectadas da rede pública de proteção previdenciária. Ademais, os níveis de desigualdade de renda no país se mantêm elevados para os padrões internacionais. Isso demonstra a necessidade de esforços estruturados e coordenados em termos de políticas públicas, de curto, médio e longo prazo, para a inclusão produtiva e geração de trabalho digno, com mais igualdade de oportunidades para todos os segmentos da população brasileira.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.