Publicação: Produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e sua contribuição para a segurança alimentar e nutricional no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2934 : Produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e sua contribuição para a segurança alimentar e nutricional no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo surge com o intuito de verificar os efeitos das mudanças normativas recentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em especial a inserção da agricultura como público a ser priorizado na aquisição de alimentos, sobre seu potencial de contribuição para a agenda da segurança alimentar e nutricional (SAN) no país. Para isso, optou-se por uma análise das compras efetuadas em nome do programa com vistas a identificar se os alimentos fornecidos atendem aos requisitos necessários de promoção da alimentação adequada e saudável, para 2016. Os alimentos informados nessa base foram classificados por grupos alimentares, conforme lista de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pela classificação utilizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, que define os alimentos em cinco grupos: in natura, minimamente processado, ingrediente culinário, processado e ultraprocessado. Os números analisados permitem dizer que o fornecimento de produtos da agricultura familiar para o PNAE, além de garantir um suprimento alimentar mínimo a alunos de diversas idades e de favorecer o aprendizado ao contribuir para a assiduidade dos estudantes, também tem auxiliado na formação de hábitos alimentares saudáveis entre os beneficiados.
Resumo traduzido
This study is intended to verify the effects of recent regulatory changes in the National School Feeding Program (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), in particular the insertion of agriculture as a public to be prioritized in the purchase of food, on its potential contribution to the food security agenda and nutrition in the country. For this, we opted for an analysis of purchases made on behalf of the program in order to identify whether the food supplied met the necessary requirements for promoting adequate and healthy food, for 2016. The foods informed on this basis were classified by food groups, according to the IBGE classification list and also by the new classification, used by the Food Guide for the Brazilian Population, which classifies foods into five groups: in natura, minimally processed, culinary ingredient, processed and ultra-processed. The numbers analyzed allow us to say that the supply of products from family farming to the PNAE, in addition to guaranteeing a minimum food supply to students of different ages and favoring learning by contributing to the attendance of students, has also helped in the formation of healthy eating habits among the beneficiaries.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SILVA, Sandro Pereira; SAMBUICHI, Regina Helena Rosa; ALVES, Fabio; CIRÍACO, Juliane da Silva. Produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e sua contribuição para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, out. 2023. 36 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2934). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2934-port
