Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1246
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1713.pdf791.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Diferencial de salários entre os setores público e privado no Brasil: um modelo de escolha endógena
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1713: Diferencial de salários entre os setores público e privado no Brasil: um modelo de escolha endógena
Wage differential between the public and private sectors in Brazil: a model of endogenous choice
Authors: Barbosa, Ana Luiza Neves de Holanda
Barbosa Filho, Fernando de Holanda
Abstract: Este artigo investiga o diferencial de salários entre os trabalhadores dos setores público e privado no Brasil. A análise tem como base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2009, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A principal contribuição deste estudo é a estimação de um modelo de regressão com mudança endógena (endogenous switching regression model), que corrige o viés de seleção no processo de escolha setorial realizada pelos trabalhadores e permite a identificação de fatores determinantes na entrada do trabalhador no mercado de trabalho do setor público. O diferencial salarial público-privado ainda é calculado por gênero, uma vez que a oferta de trabalho é bastante diferenciada entre homens e mulheres no Brasil. Os resultados deste trabalho demonstram que os salários do setor público são mais altos do que aqueles do setor privado no Brasil. Em particular, o diferencial público-privado entre mulheres é maior do que entre homens, quando o modelo não é controlado por características não observáveis dos trabalhadores.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.