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dc.contributor.authorSalgado, Lucia Helena-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-03T12:26:14Z-
dc.date.available2023-11-03T12:26:14Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationSALGADO, Lucia Helena. Defesa do consumidor. In: INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. O Brasil no fim do século: desafios e propostas para a ação governamental. Rio de Janeiro: IPEA, 1994. p. 237-242. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12461/1/30_Defesa_do_consumidor.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12461-
dc.description.abstractA defesa do consumidor desempenha um papel crucial em economias de mercado fortes, exigindo consumidores esclarecidos que estejam plenamente conscientes de seus direitos. Em ambientes onde grandes empresas predominam e o Estado busca fortalecer a atividade econômica, os consumidores frequentemente se encontram em desvantagem, tornando essencial uma política de defesa do consumidor. Esta política não é apenas responsabilidade do Estado; os próprios consumidores devem defender seus interesses, organizando-se, utilizando recursos legais e exigindo das empresas e do Estado o respeito aos seus direitos de acesso à informação e a produtos seguros de alta qualidade. O Código de Defesa do Consumidor no Brasil trouxe inovações fundamentais, reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor, introduzindo a responsabilidade objetiva dos fornecedores por acidentes de consumo, estabelecendo regras de responsabilidade solidária, enfatizando o direito à informação e tipificando práticas comerciais abusivas. Além disso, o sistema de proteção e defesa do consumidor no Brasil envolve diversos órgãos e entidades que atuam na garantia dos direitos dos consumidores. Para aprimorar ainda mais a política de defesa do consumidor, é necessário fortalecer a educação do consumidor, criar varas especializadas, melhorar a execução de sentenças e revisar regulamentos para enfatizar a vertente educativa, proporcionando um ambiente mais equitativo e justo para os consumidores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDefesa do consumidorpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 237-242pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Proteção do Consumidorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProteção do consumidorpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12272pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internopt_BR
ipea.classificationDireito. Legislaçãopt_BR
Appears in Collections:Direito. Legislação: Capítulos de Livros

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