Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaniago, Euter-
dc.contributor.authorRibon, Miguel-
dc.coverage.spatialZona da Mata - Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T20:36:39Z-
dc.date.available2023-12-05T20:36:39Z-
dc.date.issued1973-
dc.identifier.citationPANIAGO, Euter; RIBON, Miguel. Aspectos da comercialização agrícola na Zona da Mata de Minas Gerais. In: PANIAGO, Euter; RIBON, Miguel; SILVA, Sebastião Moreira Ferreira da; TEIXEIRA FILHO, Antônio Raphael. Estudos sobre uma região agrícola: Zona da Mata de Minas Gerais. Brasília: Ipea, 1973. v. 2. (Monografia; 11). p. 21-103. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12627/1/cap1_aspectos_da_comercializacao.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12627-
dc.description.abstractO estudo aborda diversos aspectos da comercialização na Zona da Mata, analisando a estacionalidade de preços agropecuários, as margens de comercialização, o mercado atacadista de frutas, a comercialização de insumos agrícolas e o comércio madeireiro. A análise da variação sazonal de preços revela que produtos com períodos de colheita definidos apresentam maior variação. Diferenças nas margens de comercialização são observadas tanto para diferentes mercados quanto para produtos diversos, associadas aos serviços dos intermediários. O mercado atacadista de frutas é considerado pouco desenvolvido, com desafios na classificação, padronização, armazenamento e embalagem. Importações de frutas cítricas de outras regiões são notadas, enquanto manga e abacate são exportados para o Rio de Janeiro e Guanabara. Insumos agropecuários, em grande parte, são provenientes de fora da região, com dificuldades de acesso para agricultores em muitos municípios. A margem de comercialização varia entre cooperativas e empresas particulares. Quanto ao comércio madeireiro, a Zona da Mata funciona como exportadora e importadora, com mais volume importado. Os autores sugerem estímulo à expansão da indústria de serraria como oportunidade para os empresários rurais. O estudo conclui com sugestões e recomendações para aprimorar a comercialização agrícola na região.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAspectos da comercialização agrícola na Zona da Mata de Minas Geraispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 21-103.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Madeira. Indústria da Celulose e Papel::Indústria da Madeira::Indústria Madeireirapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordComercializaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstacionalidadept_BR
dc.subject.keywordInsumos agrícolaspt_BR
dc.subject.keywordComércio madeireiropt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12589pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cap1_aspectos_da_comercializacao.pdf3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.