Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1263
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1705.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Comércio internacional e integração produtiva: uma análise dos fluxos comerciais dos países da Aladi
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1705: Comércio internacional e integração produtiva: uma análise dos fluxos comerciais dos países da Aladi
International trade and productive integration: an analysis of the trade flows of the countries of Aladi
Authors: Castilho, Marta dos Reis
Abstract: Apesar do vigoroso crescimento do comércio exterior dos países da Associação Latino- -Americana de Integração (Aladi) nos anos 2000, a inserção desses países nas redes globais de valor é relativamente baixa, refletindo em grande parte a especialização desses países em bens intensivos em recursos naturais. Em geral, o peso de partes, componentes e bens de capital no comércio total dos países da região é fraco, o que evidencia uma baixa participação da Aladi nas cadeias produtivas globais. Ademais, tal inserção se dá, sobretudo, como demandantes desses bens para a produção ou montagem de bens finais voltados para o mercado interno ou externo. Os indicadores referentes ao peso de partes, componentes e bens de capital no comércio intrarregional, embora mais elevado do que na relação com parceiros comerciais extrarregionais, revelam fraca integração produtiva regional. Eles sugerem a existência de incipiente articulação produtiva entre os países da Aladi, porém incomparavelmente menor do que a observada nos países asiáticos e insuficiente para fortalecer a competitividade internacional dos produtos made in Aladi.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.