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dc.contributor.authorCosta, Marco Aurélio-
dc.contributor.authorHargreaves-Westenberger, Laurita-
dc.contributor.authorFunari, Armando Palermo-
dc.contributor.authorMarguti, Bárbara Oliveira-
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Henrique-
dc.contributor.authorKrause, Cleandro-
dc.contributor.authorSilva, Gerardo-
dc.contributor.authorFaustino, Raphael Brito-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T18:46:08Z-
dc.date.available2023-12-12T18:46:08Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Marco Aurélio; HARGREAVES-WESTENBERGER, Laurita; FUNARI, Armando Palermo; MARGUTI, Bárbara Oliveira; FERREIRA, Carlos Henrique; KRAUSE, Cleandro; SILVA, Gerardo; FAUSTINO, Raphael Brito. Agendas transversais na PNDU: insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Brasília, DF: Ipea, mar. 2024. (Dirur : Nota Técnica, 43). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ntdirur43-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12649-
dc.description.abstractA presente nota técnica constitui um dos produtos da pactuação institucional (sumário executivo no formato original) no âmbito do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 71/2019, firmado entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assumido agora pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades (MCidades), visando o apoio à formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), sendo o produto previsto como contribuição para o componente das agendas transversais na PNDU. O desenvolvimento dos trabalhos deu-se, dentre outras formas, pela produção de um conjunto de Notas Técnicas (NT), nas quais baseia-se este Sumário Executivo. Este documento tem como objetivo, portanto, consolidar um conjunto de análises e contribuições desenvolvidas por diversos autores no âmbito do referido TED, abarcando as seguintes NT: NT 6.1 – Equidade social e viés intergeracional – demografia e equidade socialNT 6.2 – Segurança na PNDU – segurança pública NT 6.3 – Visão ambiental na PNDU – meio ambiente e sustentabilidade NT 6.4 – Transformação digital na PNDU NT 6.5 – Desenvolvimento econômico na PNDU – desenvolvimento econômico local. A urbanização tem sido um dos fenômenos mais importantes desde a revolução industrial. O fluxo migratório em direção aos centros urbanos em busca de melhores condições de vida tem apresentado uma tendência de crescimento acelerado. De acordo com a publicação realizada pela Organização das Nações Unidas (2018), a população urbana mundial aumentará progressivamente, posicionando a urbanização como uma dimensão crucial da agenda de desenvolvimento socioeconômico. A urbanização como força transformadora é respaldada pela agenda internacional da ONU, por meio do estabelecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis – ODS 11 na Agenda 20301. Além disso, a Nova Agenda Urbana (NAU), estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III em 2016, apontou para a necessidade de medidas estratégicas na gestão do processo de urbanização. Ambas as diretrizes visam tornar a urbanização mais inclusiva e sustentável, aumentar a capacidade de planejamento e gestão dos governos nacionais, subnacionais e locais com efetiva participação social. Ademais, as diretrizes apontam para a necessidade de promover ambientes mais seguros e resilientes às mudanças climáticas, com geração de informação por meio do uso da tecnologia digital. Um dos desafios da agenda global para o desenvolvimento urbano sustentável é a garantia do direito à cidade para todos. Este direito ao território envolve diversos aspectos, dentre eles, a necessidade de cidades: • Diversas e justas às variações culturais com significativa redução das desigualdades socioespaciais. • Vivas e para as pessoas, isto é, as pessoas estão no centro do desenvolvimento. • Conectadas e inovadoras, uma vez que utilizam tecnologias inovadoras integradas para aumentar a eficiência na gestão do território. • Inclusivas e acolhedoras: a governança ampla, aberta e transparente permitirá maior engajamento das pessoas nos processos participativos. Seguras e resilientes: utilizam tecnologia para a resolução de conflitos urbanos, problemas ambientais e sociais. • Ambientalmente responsáveis: praticam padrões de produção e consumo sustentáveis oferecidos pelos ecossistemas locais; buscam ampliar a resiliência das cidades às mudanças climáticas por meio do uso de tecnologias inovadoras. Economicamente férteis: impulsionam a economia local e a geração de renda para as comunidades locais (Carta Brasileira para cidades inteligentes: MDR, 2020). A urbanização também se configura como um processo que produz e reproduz as desigualdades socioeconômicas no nível espacial, o que requer uma análise integrada da organização das cidades e suas facetas imediatas. Estas envolvem questões relacionadas ao meio ambiente, transformação tecnológica, demografia, desenvolvimento regional e segurança pública, que se constituem como um grande desafio para a formulação de políticas públicas. Nesta nota técnica, as facetas imediatas serão denominadas como agendas/temas transversais à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Os temas transversais constituem potenciais canais para a garantia do direito à cidade, uma vez que fornecem subsídios para a (re)construção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (veja figura 1). Ademais, ressaltam o papel da sociedade civil organizada e o compromisso político dos entes federativos como requisitos para enfrentar os desafios que perpassam a formulação da PNDU. Neste sentido, a presente nota busca analisar o diálogo entre os temas transversais e a política de desenvolvimento urbano no âmbito da PNDU. Metodologicamente, o trabalho adota uma abordagem exploratória a partir da pesquisa bibliográfica que facilite a compreensão dos temas transversais e suas interlocuções com a PNDU. Este Sumário Executivo está dividido em três grandes blocos. O primeiro traz uma síntese do conteúdo das notas técnicas elencadas anteriormente, destacando-se, para cada uma delas, os principais pontos abordados nas discussões. Na segunda parte do documento, será apresentada uma leitura integrada destes temas transversais, visando o diálogo com a PNDU. Por fim, na terceira parte, serão realizados apontamentos em torno dos esforços de políticas públicas para os temas transversais no âmbito da PNDU.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAgendas transversais na PNDU : insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 43 (Dirur) : Agendas transversais na PNDU : insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.typeNota Técnicapt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical20 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::Habitação. Assentamentos Humanos::Política Urbanapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Segurança Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Ecologia::Ecologia::Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolítica urbanapt_BR
dc.subject.keywordEquidade socialpt_BR
dc.subject.keywordSegurança públicapt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordTransformação digitalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômico localpt_BR
ipea.description.additionalinformationO Ipea informa que este texto é uma publicação expressa e, portanto, não foi objeto de padronização, revisão textual ou diagramação pelo Editorial e será substituído pela sua versão final uma vez que o processo de editoração seja concluído.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe present paper constitutes one of the products of institutional agreement (original format executive summary) within the scope of Decentralized Execution Agreement (TED) No. 71/2019, signed between the Institute of Applied Economic Research (IPEA) and the National Secretariat of Mobility and Regional and Urban Development (SMDRU) of the Ministry of Regional Development (MDR). It is now assumed by the National Secretariat of Urban and Metropolitan Development of the Ministry of Cities (MCities), aiming to support the formulation of the National Urban Development Policy (PNDU), with the product envisioned as a contribution to the component of cross-cutting agendas in the PNDU. The development of the work was carried out, among other forms, by the production of a set of papers (Notas Técnicas - NT), on which this Executive Summary is based. This document aims, therefore, to consolidate a set of analyses and contributions developed by various authors within the framework of the mentioned TED, covering the following NT: NT 6.1 – Equidade social e viés intergeracional – demografia e equidade social; NT 6.2 – Segurança na PNDU – segurança pública; NT 6.3 – Visão ambiental na PNDU – meio ambiente e sustentabilidade; NT 6.4 – Transformação digital na PNDU; NT 6.5 – Desenvolvimento econômico na PNDU – desenvolvimento econômico local; Urbanization has been one of the most significant phenomena since the industrial revolution. The migratory flow towards urban centers in search of better living conditions has shown a trend of rapid growth. According to the publication by the United Nations (2018), the world's urban population will progressively increase, positioning urbanization as a crucial dimension of the socio-economic development agenda. Urbanization as a transformative force is supported by the UN's international agenda, through the establishment of Sustainable Development Goal 11 - Sustainable Cities and Communities – SDG 11 in the 2030 Agenda. In addition, the New Urban Agenda (NUA), established at the United Nations Conference on Housing and Sustainable Urban Development - Habitat III in 2016, pointed to the need for strategic measures in managing the urbanization process. Both guidelines aim to make urbanization more inclusive and sustainable, increase the planning and management capacity of national, subnational, and local governments with effective social participation. Furthermore, the guidelines highlight the need to promote safer and climate-resilient environments, with the generation of information through the use of digital technology. One of the challenges of the global agenda for sustainable urban development is ensuring the right to the city for all. This right to the territory involves various aspects, including the need for cities to be: Diverse and just, reflecting cultural variations with a significant reduction of socio spatial inequalities; Vibrant and for the people, with people at the center of development; Connected and innovative, utilizing integrated innovative technologies to increase; efficiency in territorial management; Inclusive and welcoming, with broad, open, and transparent governance allowing ; greater engagement of people in participatory processes.; Safe and resilient, using technology to resolve urban conflicts, environmental and social; problems;; Environmentally responsible, practicing sustainable production and consumption; standards offered by local ecosystems; seeking to enhance the resilience of cities to climate change through the use of innovative Technologies; Economically fertile, driving the local economy and income generation for local; communities (Brazilian Charter for Smart Cities: MDR, 2020). Urbanization also constitutes a process that produces and reproduces socioeconomic inequalities at the spatial level, requiring an integrated analysis of the organization of cities and their immediate facets. These involve issues related to the environment, technological transformation, demography, regional development, and public security, which pose a significant challenge for the formulation of public policies. In this paper, these immediate facets will be referred to as cross-cutting agendas/themes to the National Urban Development Policy (PNDU). Cross-cutting themes represent potential channels for ensuring the right to the city, as they provide subsidies for the (re)construction of more inclusive, safe, resilient, and sustainable cities (see Figure 1). Moreover, they emphasize the role of organized civil society and the political commitment of federative entities as requirements to address the challenges that permeate the formulation of the PNDU. In this sense, this note seeks to analyse the dialogue between cross-cutting themes and urban development policy within the scope of the PNDU. Methodologically, the work adopts an exploratory approach based on bibliographic research to facilitate the understanding of cross-cutting themes and their interconnections with the PNDU. This Executive Summary is divided into three main sections. The first provides a synthesis of the content of the papers listed above, highlighting, for each of them, the main points addressed in the discussions. In the second part of the document, an integrated reading of these cross cutting themes will be presented, aiming for dialogue with the PNDU. Finally, in the third part, observations will be made regarding public policy efforts for cross-cutting themes within the scope of the PNDU.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Relatórios de Atividades / Técnicos

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