Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12723
Title: Desenvolvimento social : saúde e saneamento : previdência social (versão preliminar)
Other Titles: Plano decenal de desenvolvimento econômico e social : Desenvolvimento social : saúde e saneamento : previdência social (versão preliminar)
Authors: Brasil. Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica
Brasil. Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea)
Abstract: Os indicadores de saúde no Brasil revelam dois pontos significativos. Em um período de 25 anos, houve um notável aumento no nível de saúde da população brasileira, mas, apesar dessa melhora, o país ainda apresenta um nível de saúde comparativamente baixo em relação aos países desenvolvidos. A taxa de mortalidade geral, apesar de ser de 13 óbitos por 1.000 habitantes, ganha relevância ao considerar que apenas 10% dos brasileiros têm 50 anos ou mais, em comparação com mais de 20% nos países desenvolvidos. A elevada mortalidade entre jovens, especialmente menores de 5 anos, é um traço distintivo, sendo mais de 50% do total de óbitos nessa faixa etária no Brasil, enquanto nos países desenvolvidos esse percentual é inferior a 5%. As causas predominantes de morte estão associadas a doenças transmissíveis, com destaque para diarréias infecciosas, gripe, pneumonia, tuberculose, sarampo e tétano. A análise regional revela variações substanciais no nível de saúde, correlacionadas com a renda per capita, indicando que regiões mais desenvolvidas economicamente têm melhor saúde. As peculiaridades regionais incluem incidência diferenciada de doenças como malária, esquistossomose, lepra, febre amarela, tracoma e outras, demonstrando a complexidade das questões de saúde no Brasil. E o Diagnóstico Preliminar sobre a Previdência Social brasileira inicialmente identificou os principais problemas que afetavam o sistema previdenciário, buscando entender as causas que contribuíram para essas questões ao longo do tempo. O objetivo subsequente seria a definição de um sistema de previdência mais adequado às condições socioeconômicas do Brasil e a estabelecimento dos instrumentos necessários para sua implementação efetiva. A análise concentrou-se na quantificação dos fenômenos que causaram desequilíbrios econômico-financeiros nas instituições de previdência social no país, abordando também aspectos legislativos e administrativos que contribuíram para agravar a situação em suas respectivas áreas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatórios de Atividades / Técnicos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.