Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeitzke, Airton-
dc.coverage.spatialIguaçu (Auti)pt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialParaguaipt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-05T20:15:17Z-
dc.date.available2024-01-05T20:15:17Z-
dc.date.issued2024-01-
dc.identifier.citationLEITZKE, Airton. O Ensino superior e o processo de transfronteirização na aglomeração urbana transfronteiriça do Iguaçu. Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, DF: Ipea, n. 36, p. 93-125, maio/ago. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bepi36art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12751-
dc.description.abstractEste artigo investiga a relação entre a expansão do ensino superior e os aspectos transfronteiriços na aglomeração urbana transfronteiriça do Iguaçu (Auti), localizada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Os cursos de medicina nas cidades paraguaias da Auti e na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) têm impulsionado o crescimento do setor de serviços educacionais de nível superior na região desde 2010. A proximidade geográfica, a possibilidade de continuar morando em uma cidade brasileira e a oferta de mensalidades acessíveis atraem estudantes de diversas regiões do Brasil para estudar medicina em uma das instituições de ensino privadas no lado paraguaio da aglomeração, ao mesmo tempo que milhares de estudantes advindos de países da América Latina e do Caribe são atraídos pela possibilidade de cursar um dos 29 cursos de graduação na Unila. O artigo discute como os fatores característicos de uma área transfronteiriça contribuíram para a formação de um polo educacional de nível superior, e também como a expansão desse setor tem refletido na intensificação do processo de transfronteirização da Auti.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Ensino superior e o processo de transfronteirização na aglomeração urbana transfronteiriça do Iguaçupt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 93-125 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Questões Territoriais::Fronteiraspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransfronteirizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordFronteirapt_BR
dc.subject.keywordAglomeração urbanapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12724pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, n. 36, maio/ago. 2023.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article investigates the relationship between the expansion of higher education and cross-border aspects in the cross-border urban agglomeration of Iguaçu (aglomeração urbana transfronteiriça do Iguaçu – Auti), located on the border between Brazil, Paraguay, and Argentina. Medicine courses in the Paraguayan cities of Auti and the Federal University of Latin American Integration (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila) have driven the growth of the higher education services sector in the region since 2010. Geographical proximity, the possibility of continuing to live in a Brazilian city and the offer of affordable tuition fees attract students from different regions of Brazil to study medicine at one of the private educational institutions on the Paraguayan side of the agglomeration, while thousands of students from Latin American and the Caribbean countries are attracted by the possibility of attending one of the twenty-nine undergraduate courses at Unila. The article discusses how the characteristic factors of a cross-border area contributed to the formation of a higher education pole, and also how the expansion of this sector has reflected in the intensification of the Auti’s cross-border process.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_36_Artigo_5.pdf5.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.