Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1286
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1580.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ocupação do setor de turismo no Brasil: análise da ocupação nas principais ACTs nos Estados, regiões e Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1580: Ocupação do setor de turismo no Brasil: análise da ocupação nas principais ACTs nos Estados, regiões e Brasil
Occupation of the tourism sector in Brazil: analysis of the main occupation ACTs in the states, regions and Brazil
Authors: Coelho, Margarida Hatem Pinto
Abstract: Este trabalho está embasado em uma série de estudos e pesquisas que o Ipea desenvolve desde 2003 a respeito do mercado de trabalho e do desempenho do setor de turismo, bem como do seu impacto econômico e social nos níveis nacional, regional e estadual. Ele atualiza e complementa, por meio de uma visão do tema em nível estadual, o Texto para Discussão no 1320, elaborado em 2008. No estudo, são apresentados, para as Unidades da Federação (UFs), Brasil e regiões, os principais resultados relativos à ocupação nas chamadas atividades características do turismo (ACTs): alojamento, agência de viagem, transportes, aluguel de transportes, auxiliar de transportes, alimentação, e cultura e lazer. Inicialmente, faz-se uma contextualização do tema, abordando-se aspectos metodológicos mais relevantes e, em seguida, apresentam-se os resultados. Limitações relacionadas às fontes utilizadas só permitem apresentar os dados do emprego formal em nível estadual, havendo poucas UFs nas quais os dados são apresentados nos segmentos formal e informal. As informações relativas às UFs são analisadas, primeiramente, no conjunto, em relação ao Brasil e à região correspondente, apresentando-se dados sobre o número de empregos no segmento formal, a participação relativa de cada atividade no total de empregos formais do turismo e a evolução do emprego nessas atividades no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2008. A seguir, separadamente, analisam-se as informações sobre as ocupações do turismo nos segmentos formal e informal relativas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que representam, juntos, 39% da ocupação no turismo do Brasil. São apresentados também resultados referentes ao emprego formal para os estados do Paraná, Goiás e Pará. Posteriormente, mostra-se, de forma resumida, o desempenho da ocupação formal e informal no setor de turismo no Brasil e nas regiões. Por fim, sintetizam-se as principais conclusões. No anexo, apresentam-se tabelas com os dados para todas as UFs, regiões e Brasil.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1290
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.