Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12899
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_28_Artigo_2_como_se_dividem_as_cidades.pdf2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Como se dividem as cidades? A invenção dos assentamentos informais : notas e conclusões iniciais sobre uma agenda de pesquisa
Authors: Balbim, Renato Nunes
Abstract: A pesquisa "Como se Dividem as Cidades? A invenção dos assentamentos informais" investiga a evolução e o contexto geopolítico da terminologia "assentamentos informais", substituindo o termo "slums", frequentemente utilizado para descrever assentamentos urbanos precários. O estudo examina o uso dessa terminologia a nível global e nacional, com foco no Brasil, e explora políticas relacionadas a ela. Além disso, utiliza técnicas culturométricas e bibliométricas para analisar a produção acadêmica sobre assentamentos informais, destacando o crescimento significativo de publicações desde os anos 1990. A pesquisa propõe cinco dimensões da informalidade e examina como o conceito de cidade dividida é reproduzido por agências e organismos internacionais, enfatizando a relação entre informalidade e poder.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11879
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.