Publicação: CPR verde como instrumento de geração de riqueza para o semiárido brasileiro
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Opinião : CPR verde como instrumento de geração de riqueza para o semiárido brasileiro
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O decreto que instituiu a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, em outubro de 2021, marcou o início da consolidação do mercado de compensação voluntária de emissões de carbono, oferecendo segurança jurídica e possibilitando que produtores rurais sejam remunerados pela preservação ambiental durante o ciclo produtivo agrícola. Este processo envolve o produtor rural emitindo uma CPR Verde em favor de um comprador, com a promessa de entrega de produtos ambientais certificados. Embora inicialmente tenha direcionado a atenção para regiões verdes como a Mata Atlântica e a Amazônia, levanta-se a questão de como a CPR Verde pode gerar riqueza no Semiárido brasileiro. Para isso, será necessário promover uma mudança na matriz energética de algumas atividades, como cerâmica, celulose e papel, siderurgia, beneficiamento de mandioca, entre outros, substituindo a lenha por biomassa. Esta estratégia pode impulsionar o desenvolvimento regional e reduzir a dependência de recursos naturais. O estudo propõe a expansão dessa experiência de economia de carbono em setores industriais do Semiárido, visando gerar benefícios socioeconômicos e ambientais significativos. Essa reflexão destaca a necessidade de projetos setoriais, mensuração do mercado potencial e modificações na legislação da CPR Verde para incluir atividades com impacto ambiental, mas não diretamente relacionadas à produção rural. Essas ações são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades regionais no Brasil.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
FIGUEIREDO, Erik Alencar de. CPR verde como instrumento de geração de riqueza para o semiárido brasileiro. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 26, p. 121-123, jul./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua26art10
