Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T13:09:30Z-
dc.date.available2024-02-28T13:09:30Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, p. 55-63, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua25art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982-
dc.description.abstractNa literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbanopt_BR
dc.typeBoletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 55-63.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbanopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11332pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, jan./jun. 2021.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_25_Artigo_5_conceituacao_economica.pdf106.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.