Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T13:09:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T13:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, p. 55-63, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua25art5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982 | - |
dc.description.abstract | Na literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano | pt_BR |
dc.type | Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 55-63. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11332 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, jan./jun. 2021. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUA_25_Artigo_5_conceituacao_economica.pdf | 106.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.