Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1299
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0173.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Segmentação e mobilidade no mercado de trabalho brasileiro: uma análise da área metropolitana de São Paulo
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 173: Segmentação e mobilidade no mercado de trabalho brasileiro: uma análise da área metropolitana de São Paulo
Segmentation and mobility in the Brazilian labor market: an analysis of the metropolitan area of São Paulo
Authors: Sedlacek, Guilherme Luis
Barros, Ricardo Paes de
Varandas, Simone
Abstract: A concentração na distribuição de renda é uma das características mais perversas da economia brasileira. Dentre os fatores responsáveis destacam-se os diferenciais existentes na estrutura de salários da economia, sendo que as implicações destes diferenciais no longo prazo dependem crucialmente do nível de mobilidade entre os diversos segmentos do mercado de trabalho. Mensura o nível de mobilidade entre os empregados e as demais categorias, bem como, dentre os empregados, a mobilidade entre os com e os sem carteira. Encontra pouca evidência de fortes barreiras à mobilidade, como também alguma evidência de que a permanência de trabalhadores na condição de empregado sem carteira é de curta duração. Isto é consistente com a interpretação segundo a qual, no longo prazo, os diferenciais de salários entre empregados com e sem carteira têm consequências desprezíveis sobre a distribuição de bem-estar.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.