Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13058
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v52_n2_Artigo3_jovens_e_adultos_foram_deixados_para_tras.pdf891.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Jovens e adultos foram deixados para trás ? Evidências do ensino médio no Ceará
Other Titles: Are Youth and adults left behind ? high school evidence in Ceará
Authors: Lima, Gércia Cunha de
Benevides, Alesandra de Araújo
Mariano, Francisca Zilania
Barbosa, Rafael Barros
Abstract: O objetivo deste estudo é mensurar o diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino médio em escolas regulares no Ceará. Utilizando dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e dos Censos Escolares de 2012 e 2014, os alunos foram pareados pelo método de escore de propensão, e suas características, ponderadas por entropia. Os resultados apontam que os integrantes da EJA possuem desempenho em língua portuguesa (-0,82 desvio-padrão) e matemática (-0,58 desvio-padrão) inferior aos do ensino regular. Dessa forma, espera-se que a gestão escolar tente equalizar as disparidades existentes entre estas modalidades de ensino, proporcionando um desempenho com maior equidade.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12152
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.