Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13071
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n1_Artigo2_Educacao_Especial.pdf260.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Educação especial e inclusão social na trajetória escolar e laboral para pessoas com deficiência no Brasil
Other Titles: Special education and social inclusion in school and labor Trajectory for disabled people in Brazil
Authors: Pontes, Raquel Pereira
Salvini, Roberta Rodrigues
Silva, Maria Micheliana da Costa
Abstract: Este texto busca avaliar os impactos das políticas de educação especial e de inclusão social e fazer uma análise, para 1991, 2000 e 2010, sobre a trajetória escolar e laboral das pessoas com deficiência. Como estratégia empírica, foram estimadas sete equações com a utilização do método dos mínimos quadrados ordinários e do logit ordenado, com base nos dados dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Encontrou-se evidência de que tais políticas têm um impacto positivo na frequência escolar, na alfabetização, no nível educacional e na distorção idade-série das pessoas com deficiência. Ademais, foram constatados também resultados positivos no mercado de trabalho para indivíduos com deficiência.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11313
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.