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PPE_v50_n1_Artigo2_Educacao_Especial.pdf | 260.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação especial e inclusão social na trajetória escolar e laboral para pessoas com deficiência no Brasil |
Other Titles: | Special education and social inclusion in school and labor Trajectory for disabled people in Brazil |
Authors: | Pontes, Raquel Pereira Salvini, Roberta Rodrigues Silva, Maria Micheliana da Costa |
Abstract: | Este texto busca avaliar os impactos das políticas de educação especial e de inclusão social e fazer uma análise, para 1991, 2000 e 2010, sobre a trajetória escolar e laboral das pessoas com deficiência. Como estratégia empírica, foram estimadas sete equações com a utilização do método dos mínimos quadrados ordinários e do logit ordenado, com base nos dados dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Encontrou-se evidência de que tais políticas têm um impacto positivo na frequência escolar, na alfabetização, no nível educacional e na distorção idade-série das pessoas com deficiência. Ademais, foram constatados também resultados positivos no mercado de trabalho para indivíduos com deficiência. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11313 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
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metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
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