Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorArraes, Ronaldo Albuquerque-
dc.contributor.authorMariano, Francisca Zilania-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T18:30:06Z-
dc.date.available2024-03-05T18:30:06Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.citationARRAES, Ronaldo Albuquerque; MARIANO, Francisca Zilania. Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 01, p. 157-203, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppev50n1art6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13079-
dc.description.abstractEste artigo contribui para a literatura ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre os alunos de nível médio de escolas privadas regulares e escolas públicas, estas representadas pelas profissionalizantes, que detêm os estudantes com melhores resultados escolares. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de regressão quantílica incondicional com a aplicação da decomposição de Oaxaca-Blinder. Constatou-se haver uma superioridade dos alunos das escolas privadas em todas as áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente em redação, cujos diferenciais de performance oscilaram entre 12% e 16% ao longo da distribuição. A decomposição detalhada dos efeitos indicou que a escolaridade e a renda dos pais se destacam para explicar tais diferenciais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDecomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantespt_BR
dc.title.alternativeUnconditional quantile decomposition of performance Differentials between students from private and vocational Public schoolspt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 157-203 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Estatísticas da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Ensino Privadopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas profissionalizantespt_BR
dc.subject.keywordEscolas privadaspt_BR
dc.subject.keywordDecomposição quantílica incondicionalpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11313pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 01, abr. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice C : Balanceamento por entropiapt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe article contributes to the literature by bringing new evidence on the performance differentials between high school students of vocational public schools and regular private schools. The empirical application is distinguished by applying unconditional quantile regression with the Oaxaca-Blinder decomposition. Private schools’ students were found to possess superior performance in all areas of the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) examination, especially in writing, whose performance differentials ranged from 12% to 16% throughout the distribution. The decomposition of the effects indicated that schooling and parents’ earnings are very relevant to explain such differentials.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n1_Artigo6_Decomposicao_Quantilica.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.