Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Wilsimara Maciel | - |
dc.contributor.author | Ehrl, Philipp | - |
dc.contributor.author | Monasterio, Leonardo Monteiro | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T12:36:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T12:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-08 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Wilsimara M.; EHRL, Philipp; MONASTERIO, Leonardo. Financiamento da educação superior no Brasil: o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 02, p. 7-30, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n2art1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies/MEC) sobre o salário do trabalhador formal, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia (Rais/ME)e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a técnica do propensity score matching (PSM) comparam-se dois grupos: pessoas que foram beneficiadas pelo Fies e formam o grupo tratado e pessoas que não foram beneficiadas por esse fundo, mas são muito parecidas com aquelas pessoas tratadas. A probabilidade de usar o Fies depende principalmente da idade, da cor, da região e do setor em que o indivíduo trabalha. Após o pareamento, os dados mostram que o salário de quem se formou com o fundo é aproximadamente 26% maior que o de quem não concluiu o ensino superior. Não encontramos diferenças significativas entre pessoas com ensino superior que se formaram com e sem o Fies. Por fim, simulações indicam que o subsídio implícito do programa, com parâmetros razoáveis, é viável financeiramente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Financiamento da educação superior no Brasil : o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formais | pt_BR |
dc.title.alternative | Financing higher education in Brazil : the impact of Fies Program on wages | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br/ | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 7-30 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais::Taxa de Salário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propensity score matching | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de políticas públicas | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 02, ago. 2020. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português e inglês. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper analyzes the impact of the Federal Student Aid Program (FIES) on workers’ wages using data from the Brazilian official registry of workers (RAIS) and the National Fund for Education Development (FNDE). By means of Propensity Score Matching (PSM), we compare two groups: people who have benefited from the Fies and people who have not but are demographically very similar. The likelihood of using Fies depends primarily on the age, color, region and sector where the individual works. Matching the student/worker data shows that the wage of those who graduated with Fies is approximately 26% higher than that of those who did not complete higher education. We did not find significant differences between people with higher education who had benefited from Fies or had not. Finally, simulations indicate that the program’s implicit subsidy, within reasonable parameters, is financially viable for the worker. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos Educação: Artigos Emprego. Trabalho: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v50_n2_Artigo1_financiamento_da_educacao.pdf | 375.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.