Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Luís Henrique Romani de-
dc.contributor.authorMelo, Patricia Bandeira de-
dc.contributor.authorGonçalves, Michela Barreto Camboim-
dc.contributor.authorRaposo, Isabel Pessoa de Arruda-
dc.coverage.spatialBrasil - Recifept_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T12:43:52Z-
dc.date.available2024-03-06T12:43:52Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationCAMPOS, Luís Henrique Romani de; MELO, Patricia Bandeira de; GONÇALVES, Michela Barreto Camboim; RAPOSO, Isabel Pessoa de Arruda. A Influência do capital cultural familiar sobre o desempenho escolar. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 02, p. 57-86, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n2art3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13083-
dc.description.abstractEm que medida o capital cultural familiar (CCF) é importante para o desenvolvimento do estudante? Essa é a questão que norteia este artigo, elaborado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) junto a 4.191 discentes do sexto ano de 120 escolas públicas da cidade do Recife (PE). A estimação da relação entre CCF e desempenho cognitivo dos estudantes se baseia: i) na utilização de um índice sintético obtido por meio de análise de correspondência múltipla que captura o CCF; ii) na utilização de uma avaliação longitudinal do desempenho em matemática que permite o controle do efeito fixo do estudante; e iii) na utilização de modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os resultados mostraram que as diferenças de rendimento escolar persistem favoráveis aos alunos que detêm uma situação favorável de capital cultural familiar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Influência do capital cultural familiar sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe Influence of family cultural capital on individual school achievementpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 57-86.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Cultura::Meio Cultural::Valores Culturaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordCapital culturalpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordAnálise de correspondência múltiplapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561pt_BR
ipea.description.objectiveApresentar uma mensuração acerca da importância do capital cultural familiar (CCF) para o desenvolvimento de 4.191 estudantes do sexto ano (antiga quinta série) de 120 escolas públicas da cidade do Recife (PE) em 2013.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 02, ago. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractTo what extent is family cultural capital important for student development? This is the question that guides this article, based on research conducted by the Joaquim Nabuco Foundation with 4,191 students in the 6th grade of 120 public schools in the city of Recife (PE). The estimation of the relationship between family cultural capital and students’ cognitive performance is based on i) the use of a synthetic index obtained through Multiple Correspondence Analysis that captures family cultural capital, ii) the use of a longitudinal assessment of performance. in mathematics that allows the control of the student’s fixed effect, and iii) the use of Ordinary Least Squares models. The results showed that differences in school performance persist favorable to students who have a favorable family cultural capital situation.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n2_Artigo3_A_Influencia_do_capital.pdf323.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.