Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ricardo Antonio de Castro | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Pedro Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Arley Rodrigues | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T13:02:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T13:02:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ricardo A. de Castro; FERREIRA, Pedro Cavalcanti; BEZERRA, Arley Rodrigues. Impactos de bem-estar da privatização de infraestrutura. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 03, p. 39-65, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n3art2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13088 | - |
dc.description.abstract | Este artigo investiga os impactos sobre alocações de longo prazo e custos de bem-estar proporcionados por uma política de privatização da infraestrutura pública. Os resultados são obtidos a partir de simulações com uma variante do modelo neoclássico de crescimento, adaptado e calibrado para os fins da análise. Em particular, supõe-se ofertas públicas e privadas de infraestrutura capazes de proporcionar efeitos externos positivos, porém em diferentes níveis de qualidade. Supõe-se, ainda, uma economia inicialmente em trajetória estacionária, com governo benevolente comprometido em maximizar o nível de bem-estar social. As simulações indicam que os custos ou benefícios de uma política de privatização dependem de duas características da oferta de infraestrutura privada, anteriores à privatização: qualidade e quantidade. Além disso, percebe-se que a possibilidade de metas de qualidade para o estoque privado de infraestrutura, após a privatização, pode fazer com que o benefício social da privatização seja bastante significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.title | Impactos de bem-estar da privatização de infraestrutura | pt_BR |
dc.title.alternative | Welfare effects of infrastructure privatization | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br/ | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 39-65 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Sistemas Econômicos::Propriedades::Privatização | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Social::Política Social::Bem-Estar Social | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bens públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privatização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11309 | pt_BR |
ipea.description.objective | Fazer uma investigação quantitativa de uma política de privatização do estoque público de infraestrutura sobre o nível de bem-estar social. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 03, dez. 2020. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper deals with the welfare and long run allocation impacts of privatization. The results are obtained from simulations with a variant of the neoclassical growth model adapted and calibrated for the purposes of the analysis. In particular, it is assumed that public or private infrastructure provides positive external effects, but at different levels of quality. It is also assumed an economy initially on a steady trajectory with a benevolent government committed to maximizing the level of social welfare. The simulations indicate that the welfare net gains of privatization depend on the quality and quantity of the private infrastructure supply. Furthermore, those net gains are strongly related to the quality control of the new private infrastructure supply that emerges after the privatization policy. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos Desenvolvimento Social: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v50_n3_Artigo2_impactos_de_bem_estar.pdf | 596.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.