Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Cristiano Aguiar de-
dc.contributor.authorMachado, Gabriel Costeira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T13:10:15Z-
dc.date.available2024-03-06T13:10:15Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiano Aguiar de; MACHADO, Gabriel Costeira. Vou de táxi? Uma análise da oferta de trabalho de motoristas de táxi no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 03, p. 103-124, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n3art4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13090-
dc.description.abstractEste artigo, as horas trabalhadas e os salários dos motoristas de táxi brasileiros são utilizados para testar duas teorias concorrentes a respeito da oferta de trabalho: a teoria neoclássica, que prevê elasticidades positivas; e a teoria dos rendimentos de referência, que prevê elasticidades negativas. Para este fim, utilizam-se informações da PNAD Contínua para estimar modelos com dados de corte e dados em painel para o período compreendido entre o primeiro trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2014. São estimados modelos por mínimos quadrados ordinários, por mínimos quadrados em dois estágios e pelo método dos momentos generalizados. Os resultados indicam elasticidades negativas que podem implicar que os motoristas brasileiros utilizam algum rendimento de referência nas suas decisões de ofertar trabalho. Ademais, estes mostram que os motoristas possuem uma curva de aprendizado com a experiência que permite prever os seus rendimentos e realizar uma escolha melhor da sua quantidade de horas trabalhadas. O artigo conclui que este comportamento, associado à legislação vigente, pode gerar um racionamento na oferta do serviço de transporte urbano de passageiros.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleVou de táxi ? Uma análise da oferta de trabalho de motoristas de táxi no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeShould i go by taxi ? An analysis of the taxi drivers’ labor supply in Brazilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 103-124pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Táxispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais::Determinação do Saláriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordOferta de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordElasticidadespt_BR
dc.subject.keywordRendimento de referênciapt_BR
dc.subject.keywordMotoristas de táxipt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11309pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 03, dez. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper, the worked hours and the wages of Brazilian cab drivers are used to test two competing theories regarding labor supply: the neoclassical theory, which predicts positive elasticities and the reference income theory that predicts negative elasticities. To this end, it uses information from the continuous PNAD to estimate models with cross-section and panel data for the period between the first quarter of 2012 and the first quarter of 2014. The models are estimated by ordinary least squares, two stages least squares and generalized method of moments. The results indicate negative elasticities that may imply that Brazilian cab drivers use some reference income in their work offer decisions. In addition, they show that cab drivers have a learning curve with the experience that allows them to predict their incomes and to make a better choice of their amount of worked hours. The paper concludes that this behavior associated with the current legislation can generate rationing in the provision of urban transport service.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos
Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n3_Artigo4_vou_de_taxi.pdf374.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.