Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSaboia, João Luiz Maurity-
dc.contributor.authorKubrusly, Lucia Silva-
dc.contributor.authorNeves, Fernanda Baeta-
dc.contributor.authorHermida, Luiz-
dc.contributor.authorPereira, João Vitor-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2004-2015pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T13:47:47Z-
dc.date.available2024-03-06T13:47:47Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSABOIA, João; KUBRUSLY, Lucia; NEVES, Fernanda Baeta; PEREIRA, João Vitor; HERMIDA, Luiz. Produtividade e mercado de trabalho no setor de serviços no Brasil : avanços e persistência das desigualdades no período 2004-2015. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 03, p. 159-197, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n3art6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13092-
dc.description.abstractCada vez mais, o setor de serviços tem se tornado o principal segmento da economia mundial em termos de participação no produto interno bruto (PIB) e na geração de empregos. O Brasil não foge à regra, e os serviços têm aumentado sua importância na economia. O principal objetivo deste artigo é analisar a evolução da produtividade e do mercado de trabalho no setor de serviços na economia brasileira de 2004 a 2015, quando o país passou por um período de crescimento econômico, seguido de desaceleração e crise. A análise dos resultados mostra uma grande heterogeneidade entre os segmentos de serviços. A utilização de tipologias clássicas do setor e sua comparação com o resultado da análise multivariada de grupamentos e componentes principais mostra a existência de uma dualidade: há um grupo apresentando maior produtividade, salários e inserção mais favorável das pessoas ocupadas no mercado de trabalho; e outro com resultados bem menos favoráveis. Tal dualismo de comportamentos persistiu ao longo do período 2004-2015. Embora a produtividade tenha permanecido relativamente estagnada, alguns resultados favoráveis merecem ser destacados, como a redução da heterogeneidade intersetorial e o maior crescimento da ocupação nos segmentos mais desenvolvidos dos serviçospt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleProdutividade e mercado de trabalho no setor de serviços no Brasil : avanços e persistência das desigualdades no período 2004-2015pt_BR
dc.title.alternativeProductivity and labor market in the services sector in Brazil : advances and persistence of inequalities in the 2004-2015 periodpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 159-197 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalhopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Organizações Sociais::Terceiro Setorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordProdutividadept_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordSetor de serviçospt_BR
dc.subject.keywordSetor terciáriopt_BR
dc.subject.keywordHeterogeneidade dos serviçospt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11309pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a evolução da produtividade e do mercado de trabalho no setor de serviços na economia brasileira de 2004 a 2015, quando o país passou por um período de crescimento econômico, seguido de desaceleração e crise.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 03, dez. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractService sector has become the main segment of the world economy in terms of GDP share and job creation. Brazil is no exception, and services have grown their importance in the economy. The main objective of this paper is to analyze the evolution of productivity and the labor market of the service sector in the Brazilian economy from 2004 to 2015, a period during which the country went through a period of economic growth, followed by deceleration and crisis. The results obtained show great heterogeneity among service segments. The use of classic typologies of the sector and its comparison with the multivariate analysis of clusters and principal components highlight an existing duality. One group of segments shows higher productivity, better wages and a more favorable insertion of workers in the labor market, while the other presents much less favorable results. This duality persisted throughout the 2004-2015 period. While productivity remained relatively stagnant, some favorable results deserve mention, such as the reduction of intersectoral heterogeneity and the higher employment growth in the more developed services.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n3_Artigo6_produtividade_e_mercado.pdf550.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.