Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Martins de-
dc.contributor.authorPrince, Diogo de-
dc.contributor.authorMachado, Eduardo Luiz-
dc.contributor.authorAraújo, Veneziano de Castro-
dc.coverage.spatialBrasil - São Paulopt_BR
dc.coverage.temporal2010-2015pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T13:37:20Z-
dc.date.available2024-03-11T13:37:20Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Martins de; PRINCE, Diogo de; MACHADO, Eduardo Luiz; ARAÚJO, Veneziano de Castro. Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 47-74, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144-
dc.description.abstractNós analisamos o efeito da política de faixa de ônibus em São Paulo entre 2010 e 2015. Nosso foco é o impacto dessa política na velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós utilizamos o modelo de diferenças em diferenças para avaliar o efeito dessa política. O efeito médio da política de faixa de ônibus é não afetar a velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós também encontramos que o efeito não é homogêneo e varia de acordo com a região da cidade e o tipo de faixa de ônibus (dedicada ou intermitente). Os efeitos estimados variam entre 0% e 15% considerando tais heterogeneidades. Em relação às implicações da política, nosso resultado do efeito da faixa de ônibus associada com seu custo reduzido apoia a política de mobilidade urbana como adequada para grandes cidades em países em desenvolvimento.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImpact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulopt_BR
dc.title.alternativeImpacto dos corredores de ônibus na velocidade de outros veículos em São Paulopt_BR
dc.title.alternativeImpacto de los carriles bus en la velocidad de otros vehículos en São Paulopt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 47-74 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Política de Transportept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordFaixa de ônibuspt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13038pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 65, jan./mar. 2023.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe evaluate the effect of the bus lanes policy in São Paulo between 2010 and 2015. Our focus is the impact of this policy on vehicle speed in other lanes. We use a difference-in-differences model to evaluate the effect of this policy. We find that the average effect of the bus lanes policy is not to affect vehicle speed in other lanes. We also find that the effect is not homogeneous and varies according to the city zone and bus lane operating time (dedicated or intermittent). The estimated effects according to these factors range from 0% to 15%. Regarding policy implications, our result of the bus lane effects associated with its reduced cost supports this urban mobility policy as suitable for large cities in developing countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n65_Artigo2_impact_of_bus_lanes.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.