Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael Martins de | - |
dc.contributor.author | Prince, Diogo de | - |
dc.contributor.author | Machado, Eduardo Luiz | - |
dc.contributor.author | Araújo, Veneziano de Castro | - |
dc.coverage.spatial | Brasil - São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2010-2015 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T13:37:20Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11T13:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rafael Martins de; PRINCE, Diogo de; MACHADO, Eduardo Luiz; ARAÚJO, Veneziano de Castro. Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 47-74, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144 | - |
dc.description.abstract | Nós analisamos o efeito da política de faixa de ônibus em São Paulo entre 2010 e 2015. Nosso foco é o impacto dessa política na velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós utilizamos o modelo de diferenças em diferenças para avaliar o efeito dessa política. O efeito médio da política de faixa de ônibus é não afetar a velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós também encontramos que o efeito não é homogêneo e varia de acordo com a região da cidade e o tipo de faixa de ônibus (dedicada ou intermitente). Os efeitos estimados variam entre 0% e 15% considerando tais heterogeneidades. Em relação às implicações da política, nosso resultado do efeito da faixa de ônibus associada com seu custo reduzido apoia a política de mobilidade urbana como adequada para grandes cidades em países em desenvolvimento. | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacto dos corredores de ônibus na velocidade de outros veículos em São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacto de los carriles bus en la velocidad de otros vehículos en São Paulo | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 47-74 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Política de Transporte | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Faixa de ônibus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças em diferenças | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13038 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 65, jan./mar. 2023. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | We evaluate the effect of the bus lanes policy in São Paulo between 2010 and 2015. Our focus is the impact of this policy on vehicle speed in other lanes. We use a difference-in-differences model to evaluate the effect of this policy. We find that the average effect of the bus lanes policy is not to affect vehicle speed in other lanes. We also find that the effect is not homogeneous and varies according to the city zone and bus lane operating time (dedicated or intermittent). The estimated effects according to these factors range from 0% to 15%. Regarding policy implications, our result of the bus lane effects associated with its reduced cost supports this urban mobility policy as suitable for large cities in developing countries. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n65_Artigo2_impact_of_bus_lanes.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.